Filtrar


Questões por página:
A desresponsabilização do Estado na implementação e execução de políticas universais e abrangentes, aliada à expansão do desemprego e à desconfiguração de vários direitos promulgados na Constituição Federal de 1988, dentre outros vetores, provocou uma retração no enfrentamento da questão social nos moldes tradicionalmente presentes no Brasil. Esse conjunto de fatores tem levado a população a recorrer ao Poder Judiciário para efetivação individual de direitos coletivos, tais como o acesso a serviços de saúde, a proteção de idosos etc., gerando o fenômeno da:
A introdução de políticas neoliberais em todos os quadrantes do globo terrestre implicou uma ampliação do desemprego e a exponenciação da questão social. Uma das formas de o Estado neoliberal enfrentar a questão social na contemporaneidade tem sido a:
mostrar texto associado
Os espaços ocupacionais do assistente social têm lugar no Estado, em empresas privadas, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais, entre outros.
mostrar texto associado
A compreensão do Estado como instrumento e de instituição como aparelho de reprodução da força de trabalho e das relações sociais norteia o fazer do assistente social para o exercício de uma prática transformadora da realidade social, pois é capaz de mudar a relação capital/trabalho que estrutura a sociedade capitalista.
mostrar texto associado
O assistente social, ao considerar o Estado como bem-estar e a instituição como aparelho funcional, baseia sua prática profissional em uma concepção acrítica das relações sociais.