Filtrar


Questões por página:
Analise as assertivas abaixo acerca do tema “questão social”:

I. A particularidade do Serviço Social no âmbito da divisão social, técnica e política do trabalho coletivo se encontra organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da “nova questão social” e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas exclusivamente pela ação dos trabalhadores. II. O Serviço Social é assim reconhecido como uma especialização do trabalho, parte das relações sociais que fundam a sociedade do capital. Estas são, também, geradoras da “questão social” em suas dimensões objetivas e subjetivas, isto é, em seus determinantes estruturais e no nível da ação dos sujeitos. III. Reafirmam-se as “questões sociais” como base de fundação sócio-histórica da profissão, salientando as respostas do Estado, do empresariado e as ações das classes trabalhadoras no processo de constituição, afirmação e ampliação dos direitos sociais em prol do neoliberalismo.

Quais estão corretas?

Acerca da relação entre o Estado, as políticas sociais e os sistemas de proteção social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A expressão Estado Social na Alemanha é utilizada para designar o conjunto de políticas de proteção social que se restringe aos seguros sociais.

( ) Os seguros sociais como garantia compulsória de prestações de substituição de renda em momentos de riscos derivados da perda do trabalho assalariado pelo Estado foi uma inovação da Inglaterra.

( ) O modelo beveridgiano tem como principal objetivo a luta contra a pobreza. Neste sistema de proteção social, os direitos são universais e o Estado deve garantir mínimos sociais a todos em condições de necessidade.

( ) Constitui princípio do Welfare State a responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida dos cidadãos por meio da regulação da economia de mercado, da prestação pública de serviços sociais universais e um conjunto de serviços sociais pessoais.

A sequência está correta em

O Serviço Social é regulamentado como uma profissão liberal e o assistente social dispõe de relativa autonomia na condução do exercício profissional e tornam-se necessários estatutos legais e éticos que regulamentem socialmente essa atividade. Sobre o significado da profissão e a relativa autonomia profissional do assistente social, segundo Iamamoto (2008), é INCORRETO afirmar que:

Acerca da intervenção estatal nas expressões da “questão social”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Por meio da intervenção estatal via políticas sociais, a “questão social” é atacada nas suas refrações de forma totalizante.

( ) A funcionalidade essencial da política social se expressa nos processos referentes à preservação e ao controle da força de trabalho.

( ) O enfrentamento da “questão social” por meio de política social pública contínua e sistemática ocorre no capitalismo concorrencial.

( ) A intervenção estatal sobre a “questão social” por meio de políticas sociais decorre fundamentalmente da capacidade de mobilização e organização da classe operária e do conjunto dos trabalhadores.

A sequência está correta em

Tem sua gênese localizada no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana – o trabalho – das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos: