Filtrar


Questões por página:
O assistente social lida cotidianamente com as diversas expressões da questão social, fruto da relação contraditória entre capital e trabalho, e também vivencia diretamente todos os dilemas mais gerais que acometem a classe trabalhadora. Isso se dá pela sua
Segundo a análise de Iamamoto (2007), a formação profissional tem na questão social sua base de fundação sócio-histórica. Dar à questão social um privilégio na formação profissional do assistente social significa:
Em 2016, o Serviço Social celebrou oitenta anos do seu surgimento no Brasil. Embora regulamentada como profissão liberal na sociedade, a profissão não se realiza como tal. Isso significa que o(a):

Analise as assertivas abaixo acerca da gênese e trajetória histórica do Serviço Social:


(__) A hegemonia dos intelectuais e teóricos do Serviço Social aponta como necessidade para o surgimento dos profissionais assistentes sociais, as alterações históricas na condição de vida da população brasileira no início do século XX, em que o aparecimento do trabalho livre une a sociedade em uma mesma classe social. Esses fatos vão requisitar instrumentos de auxílio à sobrevivência do novo sistema, sendo este a grande justificativa acadêmica para o surgimento do Serviço Social.

(__) Após as crises econômicas que transformam grandes massas de desempregados vivendo sob situações de extrema pobreza, o Estado, que até então se recusava ao reconhecimento da questão social, pela pressão dos movimentos reivindicatórios acaba cedendo e assumindo, enquanto núcleo do poder burguês, a função de administrar ou reduzir as mazelas impostas ás classes subalternas.

(__) As primeiras ações do Serviço Social estiveram pautadas na realização de atendimentos paliativos relativos ao alívio de situações de emergência e na distribuição de bens materiais, realizada inicialmente por pessoas de boa vontade em ações voluntárias provenientes da elite. A partir das primeiras escolas de Serviço Social e da institucionalização da profissão há a exigência de imprimir às ações profissionais uma maior racionalidade, bem como diferenciá-las das anteriores em busca da consolidação do status quo da profissão.


Sabendo que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a alternativa que contém a sequência correta é:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A visita domiciliar realizada consiste em conhecer a realidade social de uma determinada família, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potencialidades, impedindo o assistente social de observar o indivíduo em seu meio social ou mesmo de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos necessários para a rede de atendimento.

II. A realização de uma entrevista estruturada pelo assistente social deve contemplar um roteiro previamente elaborado, no qual as perguntas possam ser formuladas conforme a ordem estabelecida. Dentre as vantagens desse tipo de entrevista, estão a rapidez na aplicação das perguntas, a possibilidade de desenvolvimento de levantamentos sociais, a dificuldade da análise dos dados coletados, a facilidade de aplicação a grandes contingentes de usuários dos serviços e o tempo relativamente curto de elaboração dos questionários.

III. No contexto da atuação profissional do assistente social, o diálogo inibe a análise crítica da situação dos usuários dos serviços, pois apenas a partir da fala do usuário é que o assistente social consegue identificar as questões que permeiam a sua realidade, utilizando-se da mediação como um referencial teórico para a intervenção nos aspectos biológicos e comportamentais do cidadão.

Marque a alternativa CORRETA: