Filtrar


Questões por página:
É essencial que se entenda o papel da assistência social na sociedade, e principalmente, para com a população em situação de rua. Mas, lembrando e reconhecendo que a assistência social é uma das políticas voltadas à essa população, não se constituindo como a única política responsável por esse fenômeno. Sobretudo, para realizar este exercício, é necessário retomar certos conceitos e práticas que foram instituídas no campo de proteção social distributiva ou não contributiva com o _______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa correta.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. As principais mediações profissionais (que não são as únicas) são, portanto, as/os _____________________ que, apesar de historicamente revelarem sua fragilidade e pouca efetividade no equacionamento das respostas requeridas pelo nível crescente de pobreza e desigualdade social, têm sido a via por excelência para as classes subalternas terem acesso, mesmo que precários e insuficientes, aos serviços sociais públicos.
Assinale a alternativa correta.

Conforme Raichelis (2011), a reestruturação produtiva do capital atinge o mercado de trabalho do assistente social tanto no setor público quanto no privado. O movimento nas empresas industriais é de mudança e/ ou redução de postos de trabalho, enquanto no setor público ocorre a ampliação, devido à descentralização dos serviços sociais públicos.

De acordo com a autora, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.

( ) O assistente social é um profissional assalariado e sua inserção no mercado de trabalho perpassa por condições econômicas e sociais previamente determinadas.

( ) O processo de reestruturação produtiva desencadeou mudanças nas operações de diferentes setores da atividade econômica capitalista, alterando estruturas produtivas e, por consequência, o mercado de trabalho.

( ) Nas empresas, os postos de trabalho profissional são reduzidos, quer pela não substituição de trabalhadores desligados quer pela absorção das tarefas do profissional por elementos polivalentes, quanto na transferência das atividades do assistente social para terceiros, na forma de consultoria.

( ) O trabalho dos assistentes sociais nas consultorias empresariais passa a integrar o mercado de trabalho profissional a partir de meados dos anos 1990.

( ) As alterações no mercado de trabalho são evidenciadas a partir de novas formas de contratação, inserção e manutenção do trabalho, além da redução dos postos e consequente desemprego.