Filtrar


Questões por página:
Para analisar a questão social, nos dias atuais, Iamamoto (2009) sinaliza que o processo de financeirização indica um modo de estruturação da economia mundial. Na perspectiva marxiana, o dinheiro que gera dinheiro obscurece as cicatrizes de sua origem. Essa forma mais coisificada do capital é o:
O serviço social é considerado uma especialização do trabalho dentro da divisão sócio e técnica do trabalho, participando do processo de produção e reprodução das relações sociais. A base de fundação do serviço social como especialização do trabalho é:
O exercício profissional comprometido com os princípios que norteiam o projeto ético-político apresenta, na sua documentação, a devida e necessária competência técnica, teórica e metodológica, com autonomia e compromisso. A documentação produzida pelos/as assistentes sociais nas instituições pressupõe, como ação privativa na atuação em equipes multiprofissionais, o destaque a sua área de atuação, seu objeto, que é o que se define por
A professora Marilda Villela Iamamoto considera que a “questão social” é indissociável do processo de acumulação e dos efeitos que produz sobre o conjunto das classes trabalhadoras, o que se encontra na base da exigência das políticas sociais públicas. Isto quer dizer que a “questão social” diz respeito.

O consumo abusivo de drogas é um fenômeno complexo, como são em geral os fenômenos de saúde e da assistência, o que requer como estratégia o envolvimento de instituições com objetivos comuns, porém com ações que partem de campos distintos. Algo novo é então construído nessa relação, trazendo mudanças a todas as instituições relacionadas.

Trata-se da estratégia de: