Filtrar


Questões por página:
A possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício do Serviço Social, moldando o seu conteúdo e o modo de operá‐lo, decorre da relativa autonomia de que dispõe o assistente social resguardada pela legislação profissional e passível de reclamação judicial. Essa autonomia é dependente da correlação de forças econômicas, políticas e culturais em nível societário e se expressa, de forma particular, em distintos espaços ocupacionais construídos na relação com sujeitos sociais determinados. Em relação aos espaços ocupacionais supracitados, em que os assistentes sociais exercem suas competências e atribuições profissionais resguardadas pela legislação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No Estado (no Poder Executivo e Ministério Público, no Judiciário e no Legislativo).
( ) Nas empresas capitalistas.
( ) Nas organizações político-sindicais.
( ) Nas organizações privadas não lucrativas.
( ) Nas instâncias públicas de controle democrático (Conselhos de Políticas e de Direitos, conferências, fóruns e ouvidorias).

A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada
“Esses parâmetros têm como pressuposto que a definição de estratégias e procedimentos no exercício do trabalho deve ser prerrogativa dos/as assistentes sociais, de acordo com sua competência e autonomia profissional”


(Parâmetros para atuação na política de assistência social,2011, p.09)”.


Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde aos parâmetros para atuação na assistência social.
Sobre a postura “crítica investigativa do assistente social” (Guerra,2007), considere as alternativas no que concerne a dimensão investigativa, EXCETO:
“[...] O neoliberalismo passou a ditar o ideário e o programa a serem implementados pelos países capitalistas, inicialmente no centro e logo depois nos países subordinados, contemplando a reestruturação produtiva [...]”

(Antunes,2015, p.229)


É CORRETO afirmar sobre a reestruturação produtiva.
Visualizar Questão Comentada
A “questão social” sendo desigualdade é, também, rebeldia, pois os sujeitos sociais, ao vivenciarem as desigualdades, a elas também resistem e expressam seu inconformismo [...]”

(Iamamoto,2009, p.176).


Com base na citação da autora, considere as afirmativas a seguir:


I. É nesta tensão entre produção da desigualdade que trabalha o assistente social.

II. Ao vivenciarem as desigualdades, os sujeitos sociais acatam os determinismos da fatalidade.

III. É preciso decifrar as novas mediações que se expressam a questão social na cena contemporânea.

IV. Na atualidade a questão social, está relacionada à produção social privada, enquanto a apropriação dos seus frutos é socializada.


Aplicam-se a “questão social”, respectivamente: