Filtrar


Questões por página:
Como se sabe, o trabalho de Assistente Social destinado à orientação e ao acompanhamento de indivíduos, famílias e grupos é composto de ações socioeducativas que são estruturadas a partir de dois pilares, quais sejam:

Como se sabe, o Assistente Social atua em diferentes espaços ocupacionais e, muitas vezes, em conjunto com profissionais de diferentes formações. No que se refere aos desafios de um trabalho interdisciplinar, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Deve o Assistente Social, sempre que possível, fazer parte de equipes multiprofissionais, bem como estimular o trabalho interdisciplinar, mas, em matéria de Serviço Social, a elaboração ou subscrição de pareceres é de sua exclusiva competência.

II – A interdisciplinaridade, como resultado da atuação multiprofissional, só se mostra viável como método de trabalho, já que as especificidades e a autonomia de cada área do conhecimento são indissociáveis da identidade profissional.

III – A interdisciplinaridade é um processo de interação entre diferentes tipos de conhecimento, no qual o trabalho multiprofissional ocorre de forma interdependente, geralmente com troca e cooperação residual.

A intervenção profissional do assistente social é constitutiva de diferentes dimensões, dentre elas, as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Pode-se afirmar que:
O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional (conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS) demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. A intervenção orientada por esta perspectiva pressupõe, EXCETO:
Ao analisar os fundamentos e a história da política social, Behring e Boschetti (2008) afirmam que no Brasil, do ponto de vista da reforma democrática anunciada na Constituição de 1988, em alguns aspectos embebida da estratégia social-democrata e do espírito welfariano, pode-se falar de uma contrarreforma em curso. Sobre as políticas sociais no contexto neoliberal, é correto afirmar que: