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A capacidade de construir um diálogo fértil e rigoroso entre história e teoria é uma exigência ao profissional de serviço social na atualidade. A teoria “afirma-se como expressão, no campo do pensamento, da processualidade do ser social, apreendido nas suas múltiplas relações e determinações” (lamaoto, 2009) . Esse conhecimento processado denomina-se:

No lapso das duas últimas décadas, a fecunda literatura profissional, no âmbito da renovação crítica do serviço social, voltada aos fundamentos do serviço social tratou, sob diferentes ângulos, a natureza particular da profissão na divisão social e técnica do trabalho.

Marilda Vilela Iamamoto. O serviço Social na Cena Contemporânea. In. Programa de Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, UnB/CEFSS, 2009, p.37.

Considerando o tema abordado pelo fragmento de texto acima, julgue o item que se segue.

A tese da função pedagógica do assistente social fundamenta-se no vínculo estabelecido com as classes sociais, o qual se materializa por meio dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e de agir dos sujeitos envolvidos no processo da prática.

No lapso das duas últimas décadas, a fecunda literatura profissional, no âmbito da renovação crítica do serviço social, voltada aos fundamentos do serviço social tratou, sob diferentes ângulos, a natureza particular da profissão na divisão social e técnica do trabalho.

Marilda Vilela Iamamoto. O serviço Social na Cena Contemporânea. In. Programa de Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, UnB/CEFSS, 2009, p.37.

Considerando o tema abordado pelo fragmento de texto acima, julgue o item que se segue.

A tese da assistência social compreende a profissão como uma intervenção mediadora na relação do Estado com os setores excluídos e subalternizados da sociedade, concretizando a função reguladora do Estado na vida social.

No lapso das duas últimas décadas, a fecunda literatura profissional, no âmbito da renovação crítica do serviço social, voltada aos fundamentos do serviço social tratou, sob diferentes ângulos, a natureza particular da profissão na divisão social e técnica do trabalho.

Marilda Vilela Iamamoto. O serviço Social na Cena Contemporânea. In. Programa de Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, UnB/CEFSS, 2009, p.37.

Considerando o tema abordado pelo fragmento de texto acima, julgue o item que se segue.

A tese da correlação de forças propõe o paradigma das relações interpessoais como eixo central da intervenção profissional, cujo ponto de partida é a situação-problema.

Julgue o item subsecutivo, a respeito da dimensão técnico-operativa do serviço social.

No âmbito do serviço social, as ações de mobilização e organização social incluem-se no corpo teórico-prático da profissão como elementos constitutivos e traduzem formas de assimilação/recriação dessas ações na prática profissional.