Filtrar


Questões por página:
A escolha da posição cirúrgica é um fator preponderante para garantir a segurança do paciente e o êxito durante o ato operatório. O posicionamento na mesa cirúrgica depende de vários fatores, como tipo de anestésico, dor à movimentação, local da incisão, idade e tamanho do paciente. Entre as diversas posições cirúrgicas, aquela que é considerada uma variação da posição dorsal e que promove a posição das alças intestinais na parede superior da cavidade abdominal é chamada de
O procedimento executado pelo médico que consiste na abertura cirúrgica para dentro da cavidade torácica é chamado de:
O objetivo do ato cirúrgico é melhorar a saúde dos pacientes. Durante o intraoperatório, ocorre a hemostasia, que consiste no processo por meio do qual se impede, detém ou previne o sangramento, podendo ser preventiva, de urgência ou curativa. São exemplos instrumentais para hemostasia:
Procedimento cirúrgico para criar uma abertura no estômago para a introdução de uma sonda fixa com a finalidade de alimentar, hidratar e drenar secreções estomacais. Comumente é utilizado em pacientes idosos ou portadores de sequela motora e/ou neurológica que apresentam perda da capacidade de alimentação por via oral. Este procedimento cirúrgico denomina-se:
No período transoperatório, o posicionamento cirúrgico é uma ação importante e sua responsabilidade deve ser compartilhada por toda a equipe atuante na sala de operações. Nesse contexto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Idade, altura e peso do paciente não estão relacionados a fatores que podem definir a posição cirúrgica.
( ) É adequado que membros superiores fiquem pendentes na mesa de operação.
( ) É necessário impedir contato direto do paciente com a superfície metálica da mesa de operação.
( ) Deve-se evitar hiperextensão das terminações nervosas, para prevenção de paralisias e/ou parestesias, que podem ser irreversíveis.