Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O assistente social, ao considerar o Estado como bem-estar e a instituição como aparelho funcional, baseia sua prática profissional em uma concepção acrítica das relações sociais.
mostrar texto associado
Ao apreender o Estado como Estado ampliado e a instituição como aparelho contraditório, os assistentes sociais a serviço tão somente da classe dominante reproduzem as relações de dominação.
mostrar texto associado
A reestruturação dos processos de trabalho e das formas de gestão estabelece novas formas de organização do trabalho coletivo na produção de bens e prestação de serviços. No caso do serviço social, verifica-se uma ampla movimentação dos espaços ocupacionais do assistente social, que passa a executar funções que muitas vezes não são por ele reconhecidas como atribuições privativas.
mostrar texto associado
A regulação do mercado pelo Estado ocorre pela capacidade de este realizar elevados investimentos econômicos bem como criar empregos formais e seguros, fortalecendo o seu papel de guardião dos direitos de cidadania.
mostrar texto associado
A partir de 1980, ganhou relevância uma nova ortodoxia econômica, que ficou conhecida como neoliberalismo, por ser, de fato, o velho liberalismo econômico revisitado e adaptado aos tempos atuais do capitalismo globalizado e da produção flexível.