Filtrar


Questões por página:
No que diz respeito à relação entre o Estado e sociedade e o neoliberalismo, julgue o item seguinte.

O renascimento da sociedade civil ocorrido na década de 70 do século passado está estritamente associado a tendências conservadoras que a usavam como arena representativa dos interesses privados e coorporativos e suporte para a ofensiva neoliberal.
No que diz respeito à relação entre o Estado e sociedade e o neoliberalismo, julgue o item seguinte.

De acordo com o conceito gramsciano de Estado ampliado e articulado à hegemonia, há uma dinâmica entre o Estado e a sociedade civil segundo a qual um não pode ser pensado sem o outro, havendo-se uma totalidade.
No que diz respeito à relação entre o Estado e sociedade e o neoliberalismo, julgue o item seguinte.

Na literatura crítica é unânime o entendimento de que o neoliberalismo propõe um Estado que seja “menos Estado", isto é, um Estado que não intervenha na regulação da vida social e econômica da sociedade.
Com relação às condições e relações de trabalho e espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue o item subsecutivo.

A mercantilização e refilantropização do atendimento às necessidades sociais, por serem estratégias de respostas político institucionais a questão social, não apresentam consequências para as condições e relações de trabalho do assistente social.
Em relação às transformações societárias e o Serviço Social na contemporaneidade, no Brasil, considere:

I. No encaminhamento de uma reflexão prospectiva sobre o Serviço Social há alguns equívocos que devem ser evitados: a fuga para o futuro e a especulação.

II. As alterações profissionais derivam da intrincada interação que se processa entre as transformações societárias, com seu rebatimento na divisão sociotécnica do trabalho, e o complexo que é constitutivo de cada profissão.

III. A década de 80 consolida, no plano ideopolítico, a ruptura com o histórico conservadorismo do Serviço Social, significando que se democratizou a relação no interior da categoria e legitimou-se o direito à diferença ideopolítica.

Está correto o que se afirma em