Filtrar


Questões por página:

Considere as proposições abaixo:

I. A globalização da economia é assentada na intensificação de estratégias de distribuição geográfica do capital, da produção e seu controle.

II. A globalização do capital é acompanhada da globalização do trabalho e apresenta um novo perfil do trabalhador denominado “trabalhador coletivo desterritorializado”.

III. Na produção ampliada do capital em escala global cresce a problemática do trabalho e as contradições das relações sociais de produção.

IV. A globalização do capital não globaliza as desigualdades e diversas manifestações da questão social, essas vinculadas apenas a territórios específicos.

Correspondem ao pensamento de Freire (2006, p.32- 33) as proposições:

A discussão de Iamamoto (2009) busca abordar aspectos contemporâneos presentes na prática do Assistente Social brasileiro. Segundo a autora é fundamental ao Serviço Social apreender os aspectos afetos à questão social na atualidade. Tomando como referência a abordagem de Iamamoto (2009, p.27 – 30) sobre a questão social avalie as afirmativas abaixo, atribuindo os valores verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A questão social é apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura.

( ) A questão social é desigualdade, mas, é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem e se opõem.

( ) Apreender a questão social é também romper com as múltiplas formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida construídas no cotidiano.

( ) A profunda transformação processada pelas inflexões verificadas no padrão de acumulação capitalista não trazem condicionamentos à questão social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta aos valores atribuídos às afirmativas, de cima para baixo.

Behring (2008, p.149) analisa o papel assumido pelo Estado durante os primeiros anos do governo de Fernando Collor como presidente do Brasil. A autora nos coloca que nesse período foi proposto que fossem realizadas “reformas” no Estado Brasileiro. Assim, selecione a afirmativa abaixo em que há uma menção correta ao que era entendido como “reforma” do Estado no período em questão.

Para a compreensão conceitual de Estado, Potyara Pereira (2009) indica que este deve ser considerado como fenômeno

I. histórico, pois sua existência não ocorre de forma absoluta e inalterável, estando em movimento e constante mudança, contendo em si uma dinâmica que articula passado, presente e futuro.

II. relacional por proporcionar um constante jogo de oposições e influências entre sujeitos com interesses e objetivos distintos, comportando antagonismos e reciprocidades.

III. antirrelacional por estar circunscrito a si mesmo, e autossuficiente, sendo organizado e desenvolvido de forma mecânica, linear, como justaposição de elementos que se agregam e não se interpenetram.

Está correto oque se afirma em

A diretriz da descentralização político-administrativa prevista na Constituição Federal de 1988, no campo da política social, é concebida como