Filtrar


Questões por página:

Acerca da relação entre o Estado, as políticas sociais e os sistemas de proteção social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A expressão Estado Social na Alemanha é utilizada para designar o conjunto de políticas de proteção social que se restringe aos seguros sociais.

( ) Os seguros sociais como garantia compulsória de prestações de substituição de renda em momentos de riscos derivados da perda do trabalho assalariado pelo Estado foi uma inovação da Inglaterra.

( ) O modelo beveridgiano tem como principal objetivo a luta contra a pobreza. Neste sistema de proteção social, os direitos são universais e o Estado deve garantir mínimos sociais a todos em condições de necessidade.

( ) Constitui princípio do Welfare State a responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida dos cidadãos por meio da regulação da economia de mercado, da prestação pública de serviços sociais universais e um conjunto de serviços sociais pessoais.

A sequência está correta em

Segundo Anderson (1995), a chegada da grande crise do modelo econômico do pós-guerra, em 1973, provocou uma longa e profunda recessão no mundo capitalista e as ideias neoliberais passaram a ganhar terreno. A partir do final da década de 1970, medidas neoliberais são implementadas por governos em diferentes países, dentre as quais Anderson (1995) destaca:

I. Contração da emissão monetária e elevação das taxas de juros.

II. Aumento dos gastos nas políticas sociais e garantia dos direitos sociais.

III. Criação de níveis de desemprego massivos e combate às greves dos trabalhadores.

IV. Redução dos impostos sobre os rendimentos mais baixos e abolição de controles sobre os fluxos financeiros.

Estão corretas apenas as afirmativas

As transformações no mundo do trabalho têm alterado as relações entre Estado e sociedade, redefinindo o papel dos Estados nacionais e alterando os parâmetros de constituição de seu sistema de proteção social, com ampla e profunda repercussão na órbita das políticas públicas, as quais se expressam
Na vinculação e disputa entre o Estado e todo o complexo social, fundam-se as relações políticas e econômicas de uma dada sociedade. Sendo funcional ao capitalismo monopolista, o Estado deve alargar sua base de sustentação e legitimação sociopolítica, mediante
É no capitalismo monopolista que as funções políticas do Estado se imbricam organicamente com suas funções econômicas. Essa indissociabilidade expressa-se