Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere que a potência média na entrada do primário de um transformador ideal seja igual a 100 mW. Admitindo-se que tensão e corrente estejam em fase na entrada do primário, que a razão de espiras entre primário e secundário seja de 1:2, e que a amplitude da corrente medida na carga resistiva conectada ao secundário seja de 5 então as amplitudes das tensões na entrada do primário e na saída do secundário desse transformador correspondem, respectivamente, a

mostrar texto associado
Um transformador monofásico que possua potência nominal de 1 MVA, tensão nominal do enrolamento primário de 1 kV e impedância série igual a 0,05 por unidade apresenta impedância série referida ao primário igual a 0,05 ohm.
mostrar texto associado
Caso se queira conectar um medidor de grandezas elétricas a uma rede elétrica trifásica de 13,8 kV e 500 A de corrente nominal, pode-se compatibilizar os valores de tensão e corrente da rede com os valores máximos aceitáveis pelo medidor mediante a utilização de um transformador de potencial conectado em série com a rede, para reduzir o valor da tensão, e um transformador de corrente em paralelo com a rede, para reduzir o valor da corrente.
mostrar texto associado
O princípio da conversão de energia em um transformador tem como base a lei de Faraday. Segundo essa lei, a tensão induzida em uma bobina é proporcional à derivada no tempo do fluxo concatenado pela bobina.
Sobre os transformadores normalmente usados numa indústria, é correto afirmar: