Filtrar


Questões por página:
O comportamento alimentar de crianças e adolescentes tem causado preocupação em pais e profissionais de saúde e educação, e tem motivado muitas pesquisas na área dos transtornos a ele relacionados. A respeito dos transtornos alimentares de maior incidência entre os adolescentes, julgue os seguintes itens.

I A restrição alimentar autoimposta com objetivo de perda de peso é uma das características da anorexia nervosa.
II A pessoa acometida pela bulimia nervosa come de tudo e excessivamente, sem preocupação com o aumento do peso corporal.
III O transtorno denominado pica caracteriza-se pela preferência por substâncias não reconhecidas como alimentos.

Assinale a opção correta.

No que concerne à psicopatologia, julgue o item a seguir.


Sintomas como insônia e aumento do apetite podem estar presentes tanto em quadros de abstinência de estimulantes quanto em quadros de abstinência de tabaco.

Os transtornos alimentares são uma condição do nosso tempo. Eles incluem a bulimia nervosa, a anorexia e o transtorno de compulsão alimentar. Uma forma de distinguir os transtornos alimentares uns dos outros trata do fato de que
Anorexia e bulimia são transtornos alimentares muito associados a preocupações com a aparência física. Embora possam acontecer em qualquer idade, independente do sexo, os dados disponíveis apontam as mulheres jovens como principais vítimas desses distúrbios. A idade média de início dos episódios de bulimia e anorexia é entre os 14 e 19 anos — justamente num período em que a aceitação do corpo e a construção da identidade são questões em evidência.

São sintomas psicológicos de anorexia, entre outros, EXCETO:

Segundo Cordiolli (1998), os transtornos do controle dos impulsos estão entre as patologias menos estudadas na psiquiatria. Porém, dados atuais mostram o crescimento de sua prevalência, incluindo novos diagnósticos. Isso provavelmente está ocorrendo devido a mudanças sociais e culturais decorrentes do próprio desenvolvimento do homem e das tecnologias. O prejuízo para o indivíduo e a sociedade é conhecido e significativo.


São conhecidos como transtornos do controle dos impulsos: