Filtrar


Questões por página:
A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta o transtorno. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.
De acordo com os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem, enumere de 1 a 3 os parênteses:
(1)Dislexia. (2)Disgrafia. (3)TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
( ) Geralmente se manifesta na infância, está relacionado a uma série de problemas, como autoestima baixa, problemas em relacionamentos e dificuldades na escola. ( ) Distúrbio é caracterizado pela dificuldade na fluência da escrita em diversos aspectos. Ele, geralmente, está relacionado com problemas psicomotores. ( ) Um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
A sequência CORRETA é:
O contexto da escola abrange diversidades e diferenças. Nesse cenário, é importante destacar a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em relação ao TEA, marque a afirmativa INCORRETA.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos presentes no contexto escolar. A respeito desse transtorno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Crianças com TDAH apresentam dificuldade em controlar comportamentos impulsivos, prestar atenção e, em alguns casos, são hiperativas.
( ) O TDAH é possível de ser diagnosticado por exame laboratorial.
( ) Em relação ao tratamento, o metilfenidado é um medicamento indicado para o TDAH.
( ) O TDAH é um transtorno de etiologia multifatorial.


Assinale a sequência correta.
A respeito de deficiência intelectual leve, é correto afirmar:
Analise as afirmativas a seguir:

I. As entrevistas de investigação destinam-se ao conhecimento objetivo de determinados parâmetros. Os dados são submetidos a um processamento da informação que não tem repercussão direta sobre o entrevistado. O seu principal objetivo é a recolha de informação geral. O contato entre o entrevistado e o entrevistador costuma ser fugaz e impessoal.

II. As características comportamentais do transtorno do espectro autista tornam-se inicialmente evidentes na primeira infância, com alguns casos apresentando falta de interesse em interações sociais no primeiro ano de vida. Algumas crianças com transtorno do espectro autista apresentam platôs ou regressão no desenvolvimento, com uma deterioração gradual ou relativamente rápida em comportamentos sociais ou uso da linguagem, frequentemente durante os dois primeiros anos de vida. Tais perdas são raras em outros transtornos, podendo ser um sinal de alerta útil para o transtorno do espectro autista.

III. Se a família não estiver funcionando adequadamente, as interações infantis, exceto as relações dos pais com o bebê e com a sociedade, serão prejudicadas, afirma Donald Woods Winnicott. Esse estudioso concluiu que as relações familiares e as demais relações sociais não estão relacionadas à construção do comportamento de um indivíduo.

Marque a alternativa CORRETA: