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A Síndrome de Tourette é um quadro psicopatológico de baixa incidência, que afeta profundamente o desenvolvimento da criança e tem profundas repercussões sobre seus familiares.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Nos últimos anos, numerosos estudos têm apresentado contribuições à compreensão do autismo.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Para desenvolver seu trabalho com eficiência e sensibilidade, um cuidador precisa conhecer as características dos principais transtornos mentais com os quais ele pode lidar em ambiente escolar.

Relacione os seguintes transtornos a suas respectivas descrições.


1. Esquizofrenia

2. Depressão

3. Autismo


( ) Transtorno invasivo de desenvolvimento, que ocorre geralmente na infância, e afeta a capacidade cognitiva, o comportamento, a comunicação e a linguagem.

( ) Transtorno caracterizado por tristeza, perda de interesse, apresentando sentimento de culpa, baixa autoestima, cansaço e falta de concentração.

( ) Transtorno definido por distorções na percepção, no pensamento, no comportamento e na linguagem, que podem se apresentar na forma de alucinações e delírios.


Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.

A mãe de Leo,8 anos, foi chamada na escola. O menino recusa-se a fazer as tarefas, anda pela sala de aula atrapalhando os colegas, afronta os professores e insultou a diretora ao ser punido com a perda do recreio. Quando é surpreendido em alguma falta, Leo reage com raiva e culpa as outras crianças. A mãe de Leo relatou que em casa ele resiste a limites e enfrenta sua autoridade.


De acordo com o CID – 10 e com o DSM-V, pode-se reconhecer no quadro apresentado por Leo características do:

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, é celebrado no dia 02 de abril.


Sobre os critérios essenciais para o diagnóstico desse transtorno, presentes nas suas diferentes formas de manifestação, analise os itens a seguir.


I. Altas habilidades e inteligência acima da média.

II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento.

III. Déficits na comunicação e na interação social.

IV. Surgimento dos sintomas na primeira infância


Está correto o que se afirma em