Filtrar


Questões por página:
Para se detectar indivíduos em risco para uso problemático de substâncias, a avaliação inicial em saúde tem um papel fundamental.
A esse respeito, é INCORRETO afirmar:
O etilismo, o alcoolismo numa família, principalmente entre pais e filhos, causa desastrosa desarmonia, não só entre eles mas também na extensão social da comunidade.


O vício à ingestão do álcool etílico, fisiologicamente e funcionalmente, está ligado diretamente ao
Mulher,38 anos de idade, apresenta uma história de 12 anos de episódios em que come grandes quantidades de alimento de uma vez. Devido a intenso sentimento de culpa, depois induz vômitos de forma repetida. Esse ciclo acontece várias vezes por semana. Está muito envergonhada de seu comportamento, mas diz: “Não consigo parar”. Qual das seguintes anormalidades laboratoriais tem maior probabilidade de ser encontrada nessa paciente?
Leia o caso a seguir.
Paciente dá entrada no PS, com quadro de agitação psicomotora, perda do controle do impulso, tremores de extremidade dizendo que estava muito feliz pois enfim conseguiu comprar um carro zero de um vendedor amigo dele, que conhecera há anos. A família nega a história do paciente, dizendo que ele, há dias, vem “inventando histórias mirabolantes” que mudam a toda hora. A família segue dizendo que o paciente é alcoolista crônico, com cerca de duas garrafas de aguardente por dia, e que, por ter ficado sem dinheiro, não bebeu nos últimos 4 dias. Alimentação precária nos últimos meses.
A alteração psicopatológica característica desse caso é
A síndrome da abstinência alcoólica (SAA) é o conjunto de sintomas que surgem quando o alcoólatra para repentinamente de beber. Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são: