Filtrar


Questões por página:

Analise a situação hipotética a seguir.


Após o tratamento em uma estação de tratamento de esgoto (ETE), o efluente apresentou as características apresentadas na tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando os parâmetros de qualidade do efluente antes e após o tratamento em uma estação de tratamento de esgoto (ETE), e à luz da Deliberação COPAM-CERH/MG nº 8, de 21 de novembro de 2022, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Após o tratamento, o efluente final apresenta uma DBO5 de 80 mg/L, o que é maior que o limite estabelecido pela resolução COPAM-CERH/MG nº 8/2022. Contudo, se a média anual da remoção ficar acima de 90%, o sistema estará em conformidade, mesmo que em um mês específico tenha atingido 60% de eficiência.


( ) Em relação ao parâmetro DQO, o sistema não atende ao padrão de lançamento, apesar de manter a DQO do efluente final abaixo de 160 mg/L. Assim, a ETE deverá comprovar que o processo de tratamento está removendo matéria orgânica de maneira eficiente, conforme os percentuais exigidos, ou suspender o lançamento.


( ) A redução de sólidos em suspensão totais (de 100 mg/L para 22 mg/L) demonstra boa eficiência no processo de tratamento. No entanto, como o limite de lançamento é de 1 mg/L, o efluente não atende ao padrão estabelecido para o lançamento.


Assinale a sequência correta.

A poluição hídrica é um grave problema ambiental que afeta a qualidade da água em rios, lagos e oceanos. Entre as tecnologias de prevenção e controle da poluição da água, é a mais adequada para tratar efluentes industriais antes de seu descarte no meio ambiente:
Entre as características dos resíduos sólidos urbanos, destacam-se as químicas, dentre as quais se pode citar:
O tratamento e a disposição final adequada dos esgotos são medidas fundamentais para a manutenção da qualidade da água desejada em função dos seus diversos usos. Os efeitos do lançamento de esgotos sanitários em cursos d’água, em decorrência da matéria orgânica biodegradável ali presente, pode resultar em consumo de oxigênio desse meio líquido, com mortandade de peixes e com o surgimento de condições sépticas. O principal parâmetro para caracterizar esse tipo de contaminação é:
O tratamento secundário dos efluentes é caracterizado por: