Filtrar


Questões por página:
Os dentes decíduos têm como função manter o espaço tanto mesiodistal quanto cérvico-oclusal para o correto posicionamento dos dentes permanentes. Quando perdidos precocemente, pode ocorrer a migração dos dentes adjacentes para a região da perda, levando ao fechamento ou redução do espaço destinado à irrupção do dente permanente sucessor. Um aparelho para manter o espaço é o arco lingual, cuja principal indicação é manter o espaço
Paciente de 8 anos, sexo masculino, sofreu fratura coronariana com envolvimento pulpar no dente 11, durante jogo de basquete. Recebeu atendimento odontológico 48 horas após o trauma. No exame clínico, observa-se pequena exposição de polpa vital. O exame radiográfico mostra o ápice radicular aberto. A conduta clínica mais indicada para esse caso clínico é:
Paciente de 4 anos, sexo masculino, sofreu queda de bicicleta e consequente luxação intrusiva parcial do dente 51, sem fratura da tábua óssea e sem lesão ao dente permanente. A conduta clínica odontológica inicial mais indicada é a
A dentição decídua tem características únicas que a diferem em diversos aspectos da dentição permanente. Assinale a alternativa correta em relação às características da dentição decídua.
De acordo com pesquisadores da metade do século passado, um em cada quatro indivíduos apresentava algum tipo de má oclusão que requeria tratamento ortodôntico. Essa incidência tem aumentado progressivamente, alcançando índices preocupantes. Em relação à etiologia das más oclusões, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A etiologia da má oclusão é monofatorial. ( ) Características familiares não podem comprometer a morfologia dentofacial de um indivíduo. ( ) Anomalias de tamanho dentário, representadas pelas macro e microdontias podem gerar más oclusões como apinhamentos e diastemas, respectivamente. ( ) Quando se perde prematuramente um dente decíduo, ocorre o rompimento do equilíbrio dentário, propiciando a mesialização dos dentes posteriores, distalização dos anteriores e a extrusão dos antagonistas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: