Filtrar


Questões por página:

Cerca de 80% das perícias traumatológicas realizadas nos institutos oficiais de perícia são decorrentes de violência por instrumentos contundentes. Diante da importância do estudo desses agentes, relacione as lesões produzidas por eles às suas respectivas definições.


1. Rubefação

2. Hematoma

3. Equimose

4. Escoriação

5. Bossa


( ) Coleção sanguínea, localizada, formada pelo rompimento de vasos de grande ou médio calibre. Além de superficial, pode acontecer em profundidade, em massa de órgãos ou em espaços teciduais (retroperitônio, mediastino).

( ) Ocasionado pela vasodilatação no local da transferência de energia mecânica, guardando a assinatura do instrumento, porém de duração efêmera.

( ) Produzida pelo acúmulo de líquido linfático ou de sangue, quando a região do corpo atingida apresenta um plano subjacente resistente e impermeável.

( ) Sufusão hemorrágica difusa decorrente da infiltração tecidual de sangue extravasado pelo rompimento de vasos.

( ) Resultante da ação tangencial do instrumento que ocasiona o arrancamento da epiderme. Sua forma pode indicar o instrumento que a produziu.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

A Traumatologia Forense estuda as lesões e as condições patológicas, imediatas ou tardias, decorrentes da violência sobre o corpo humano, nas perspectivas do diagnóstico, do prognóstico e das suas consequências, sobretudo, legais.
Considerando que tal estudo inclui a análise das diversas modalidades de energias causadoras de danos, assinale a afirmativa correta.
Considerando que as energias físico-químicas referem-se às ações físicas que desencadeiam alterações da química do organismo, assinale a opção correta.
A lesão corporal terá natureza gravíssima quando resultar em incapacidade

Trata-se de lesões caracterizadas por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para sua ocorrência, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, o que permite o extravasamento sanguíneo. Em geral, são superficiais, mas podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo.


A variedade de lesão produzida por ação perfurante que o texto descreve é o(a)