Filtrar


Questões por página:
“Na América Latina depois de 1959, a Revolução Cubana, movimento guerrilheiro com bases camponesas, terá sua estratégia do foquismo castrista-guevarista disseminada por todo o continente, particularmente na oposição aos regimes autoritários nas décadas de 1960 a 1980 e nas guerrilhas camponesas organizadas na Nicarágua, no Peru e na Colômbia.”
(SILVA, Francisco (Org.). Enciclopédia de guerras e revoluções, vol. III: 1945-2014: a época da Guerra Fria (1945-1991) e da nova ordem mundial. Rio de Janeiro: Elsevier,2015. p.841.)

A estratégia do foquismo castrista-guevarista foi amplamente discutida. Considerando seus aspectos e as suas implicações práticas, marque a opção correta.

“Durante a década de 1970, surgiu na América uma forma precoce de associação chamada ‘Operação Condor’. Essa operação tinha como elemento aglutinador a Doutrina de Segurança Nacional que vinha sendo desenvolvida como o grande marco conceitual de segurança para os países latino-americanos.”

(Disponível em: http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option= com_content&task=view&id=911&limitstart=2.)


Operação Condor, criada em 1975, foi iniciada com a Conferência Regional de Inteligência Nacional. Consistia, inicialmente, em um sistema integrado de troca de informações em que os principais atores eram adidos militares.

Sobre essa Operação e a Doutrina de Segurança Nacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi uma ação conjunta das ditaduras instaladas nos seis países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. II. Foi uma articulação multinacional entre as forças de repressão contra o comunismo e a subversão, principalmente.

III. Com exceção da Argentina, todos os demais países da América Latina participaram dessa operação, que sustentou a Doutrina de Segurança Nacional.

IV. A operação Condor é a grande responsável pela interrupção do modelo político-econômico populista e sua substituição pela modernização conservadora e ditatorial.


Estão corretas apenas as afirmativas

Sobre a expansão econômica no mundo capitalista da segunda metade do século XIX é CORRETO afirmar que:
Que é, pois, ser velho na sociedade capitalista? É sobreviver. Sem projeto, impedido de lembrar e de ensinar, sofrendo as adversidades de um corpo que se desagrega à medida que a memória vai-se tornando cada vez mais viva, a velhice, que não existe para si mas somente para o outro. E este outro é um opressor. (BOSI,1998, p.8).
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
Imperialismo, globalização, neoliberalismo, multipolarização e blocos econômicos são palavras do cotidiano das sociedades, principalmente a partir dos anos 70 do século passado. Tais palavras fazem parte do conjunto de acontecimentos chamado Nova Ordem Mundial, estabelecida no pós-Guerra Fria. Sobre a Nova Ordem Mundial, assinale a afirmativa correta.