Filtrar


Questões por página:
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de relevante interesse à saúde coletiva devido à complexidade de mapeamento de casos e de tratamento. Analise as assertivas abaixo sobre a doença, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em um ano, uma pessoa com tuberculose pulmonar sem tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas em uma comunidade.
( ) Após 15 dias do início do tratamento, o risco de transmissibilidade da doença é bastante reduzido.
( ) O Bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose, é sensível à luz solar.
( ) A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como rins, intestino, útero, ossos e até meninges.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A tuberculose é um dos agravos fortemente influenciados pelos determinantes sociais, apresentando relação direta com a pobreza e a exclusão social. A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina protege contra as formas mais graves da doença e deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até:
A tuberculose (TB) é ainda um grave problema de saúde pública que apesar de existir o tratamento eficaz e de distribuição gratuita na Atenção Básica à Saúde não se conseguiu reduzir a incidência desta doença em meio a população. O exame mais importante e mais barato para o diagnóstico de TB é:
A prova tuberculínica indicada para auxiliar no diagnóstico da tuberculose consiste na inoculação de um derivado proteico do Micobacterium tuberculosis no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, por via:
O tratamento da tuberculose em pessoas vivendo com HIV segue as mesmas recomendações para os não infectados, tanto na utilização dos fármacos quanto na duração total do tratamento.