Filtrar


Questões por página:
Em relação ao tratamento da tuberculose, analise as afirmativas a seguir.

I. A transmissibilidade está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, caindo rapidamente após o início de tratamento efetivo.

II. O esquema básico de tratamento é indicado para casos novos em adultos e adolescentes (> 10 anos), em todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar (exceto a forma meningoencefálica).

III. O tratamento das formas extrapulmonares (exceto a meningoencefálica) terá a duração de seis meses, assim como o tratamento dos pacientes coinfectados com HIV.

Assinale:
Quando houver presença de reação adversa grave e o Esquema Básico de tratamento contra a tuberculose pulmonar não puder ser reintroduzido, um Esquema Especial deve ser indicado.
Nesse sentido, o esquema recomendado para 2 e 10 meses de tratamento de um paciente que apresentou reação adversa grave à Rifampicina abrange os seguintes fármacos:
A comprovação bacteriológica dos casos de tuberculose é fundamental tanto para o diagnóstico quanto para o controle da doença. Para a realização da baciloscopia, recomenda(m)-se:
O diagnóstico precoce da tuberculose pulmonar é auxiliado pela identificação e observação dos sinais e ou sintomas característicos. Segundo o Ministério da Saúde, alguns deles são
Em relação à atividade de controle de contatos dos pacientes com tuberculose (TB), analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os contatos devem ser convidados a comparecer à unidade de saúde para serem avaliados. Essa avaliação consiste na realização de criteriosa anamnese e exame físico.
II. Crianças assintomáticas devem realizar prova tuberculínica e radiografia de tórax na primeira consulta.
III. Contatos infectados pelo HIV deverão realizar tratamento para infecção latente da TB, independentemente do resultado da prova tuberculínica.
Assinale: