Filtrar


Questões por página:
Segundo a OMS, a tuberculose (TB) é um grave problema de saúde pública, pois se trata de uma doença que pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente e relevante, especialmente a bacilífera, é responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença na comunidade. Portanto, a busca ativa de sintomático respiratório é considerada uma:
Ana Maria,32 anos de idade, compareceu a consulta médica na Estratégia Saúde da Família São José, queixando-se de febre vespertina, tosse há mais de três semanas e perda de peso. Após a investigação de suspeita de tuberculose (TB), o resultado foi positivo. Sobre essa doença é correto afirmar que
Um paciente internado com suspeita de tuberculose pulmonar deve ser mantido em isolamento até:
Em relação ao tratamento da tuberculose, analise as afirmativas a seguir.

I. A transmissibilidade está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, caindo rapidamente após o início de tratamento efetivo.

II. O esquema básico de tratamento é indicado para casos novos em adultos e adolescentes (> 10 anos), em todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar (exceto a forma meningoencefálica).

III. O tratamento das formas extrapulmonares (exceto a meningoencefálica) terá a duração de seis meses, assim como o tratamento dos pacientes coinfectados com HIV.

Assinale:
Quando houver presença de reação adversa grave e o Esquema Básico de tratamento contra a tuberculose pulmonar não puder ser reintroduzido, um Esquema Especial deve ser indicado.
Nesse sentido, o esquema recomendado para 2 e 10 meses de tratamento de um paciente que apresentou reação adversa grave à Rifampicina abrange os seguintes fármacos: