Filtrar


Questões por página:
A explicação para o surgimento de organelas como as mitocôndrias e os cloroplastos têm como base a teoria endossimbiótica, a qual apresenta a formação das células eucarióticas a partir de um procarionte ancestral. Algumas evidências que dão suporte a essa teoria são as características comuns que as mitocôndrias e os cloroplastos têm com os procariontes. Entre as características comuns, assinale a alternativa correta.
Alguns tecidos e células são comuns aos grupos vegetais e animais. Assinale a alternativa que apresenta o que corresponde ao esclerênquima, encontrado nos vegetais, em função, nos animais.

Todos os seres vivos são formados por células, estruturas consideradas a unidade fundamental. Nos seres eucariontes, podemos destacar dois tipos principais: a célula animal e a célula vegetal. Esses dois tipos celulares apresentam várias características que permitem sua diferenciação. Sobre características celulares animais e vegetais, analise as afirmativas abaixo.


I. Os plastos são organelas exclusivas das plantas, formadas por dupla membrana e que apresentam DNA próprio. Entre os plastos conhecidos, destaca-se o cloroplasto, que, por sua vez, está relacionado com a fotossíntese.

II. O glioxissoma está relacionado com a síntese de carboidrato e está em maior quantidade nas células das sementes.

III. O centríolo é uma organela associada ao processo de divisão celular, e exclusiva das células animais.

IV. As mitocôndrias são as organelas exclusivas da célula animal, já que são responsáveis pelo processo de respiração celular, para obtenção de energia, que acontece na presença de oxigênio.


Estão corretas as afirmativas:

Organela celular delimitada por uma membrana de dupla camada, com a presença, em seu interior, de dobras (ou septos) denominadas cristas. Tais cristas estão mergulhadas em uma solução gelatinosa, semelhante ao citosol, conhecida por matriz. A organela celular descrita no texto é denominada:
Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo:
O Problema sanguíneo que dificulta ida de humanos a Marte
"Missões mais longas à Lua e a Marte, além do turismo e da comercialização espacial, exigem um entendimento melhor da anemia induzida pelo espaço", diz o estudo, agregando que o monitoramento das pessoas enviadas ao espaço "será vital para missões humanas que pisem em solos extraterrestres sem supervisão médica".
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/01/o-problemasanguineo-que-dificulta-ida-de-humanos-marte.html. Acesso em 05/01/2023
A doença citada no texto atinge as células sanguíneas denominadas: