Filtrar


Questões por página:
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem visual voltada para a modelagem de sistemas de software, possibilitando descrever os componentes que constituem uma aplicação computacional através da definição de elementos gráficos e textuais. Acerca desse assunto, avalie as asserções a seguir:
A UML é independente de linguagem de programação, de modo que a modelagem de um sistema em UML torna-se uma documentação desta solução e possibilita integração de diferentes linguagens de programação.
PORQUE
A UML é independente de processo de desenvolvimento, de modo que a forma que um sistema será desenvolvido é escolha do analista e possibilita adaptar a concepção da solução ao cenário do negócio.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre os diagramas da UML 2.0 (Unified Modeling Language), analise as afirmativas a seguir.

I. O diagrama de sequências é um diagrama estrutural que mostra uma interação, dando ênfase à ordenação sequencial das mensagens.

II. O diagrama de componentes é um diagrama comportamental que mostra as interfaces externas, incluindo portas e a composição interna de um componente.

III. O diagrama de pacotes é um diagrama estrutural que mostra a organização do modelo em pacotes.

IV. O diagrama de atividades é um diagrama comportamental que mostra um processo computacional, dando ênfase ao fluxo de uma atividade para outra.

V. Os tipos de diagramas híbridos não são permitidos; há a separação estrita entre elementos do modelo.

Estão corretas apenas as afirmativas

Considere um diagrama de interação da UML que permite visualizar como um conjunto de objetos/classes interagem em um processo ao longo do tempo. Tal diagrama mostra as mensagens, como, por exemplo, as chamadas de métodos que ocorrem entre atores e objetos/classes no sistema, e a ordem em que ocorrem.
O diagrama descrito é o de
Considere um tipo de visibilidade que pode ser usado em um método de objeto de uma classe P para permitir acesso nas seguintes situações:

(i) quando uma classe Q estender da classe P; e (ii) quando uma classe R faz parte do mesmo pacote da classe P.

Assim, tanto objetos do tipo da classe Q como da classe R poderão acessar o método que está na classe P.
Na situação descrita, o tipo de visibilidade a ser usado é o
Considere que uma classe P possui nela uma propriedade de objeto que guarda a instância de uma classe Q.
Nesse caso, o tipo de relacionamento entre as classes P e Q que deve ser modelado em um diagrama de classe da UML é o relacionamento de