Filtrar


Questões por página:
A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) faz uso de um modelo visual, por meio de diagramas padronizados que facilitam a compreensão do sistema desenvolvido. Esses diagramas dividem‐se em duas grandes categorias, uma delas representando informações estruturais e a outra, tipos gerais de comportamento

Relacione os tipos de diagramas comportamentais listados a seguir ao que eles representam.

1. Diagrama de caso de uso
2. Diagrama de comunicação
3. Diagrama de pacotes
4. Diagrama de estrutura composta

( ) Utilizado para descrever a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes para especificar uma funcionalidade

( ) Ilustra como os elementos externos ao sistema (“atores”) interagem com as funcionalidades do mesmo.

( ) Da ênfase à ordenação estrutural em que as mensagens são trocadas entre os objetos do sistema.

( ) Representa de forma clara os subsistemas englobados por um sistema de forma a determinar as partes que o compõem.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No que se refere a UML, julgue o próximo item.

O diagrama de sequência descreve as mudanças de estado ou condição de uma instância de uma classe na troca de mensagens entre os objetos.

No que se refere a UML, julgue o próximo item.

O diagrama de caso de uso ilustrado abaixo está incorreto, pois não há herança entre use case, apesar de haver entre os atores.



Assinale a seguir a alternativa que apresenta somente tipos de diagramas utilizados pela UML (Unified Modeling Language).
A linguagem UML possui vários tipos de diagramas. Sobre o diagrama de estado, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na grande maioria dos casos, o diagrama de estado para uma classe mostra os estados que os objetos dessa classe podem assumir e as transições que eles podem fazer de estado para estado.

II. Um diagrama de estado é ideal para a modelação de um atributo com duas características, quando o atributo possui poucos valores e quando o atributo tem restrições em transições autorizadas entre esses valores.

III. O diagrama de estado mostra os estados admissíveis que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transições permitidas entre pares de estados.

IV. A modelagem dos estados de uma classe inicia-se com um modelo essencial e faz o mapeamento dele para uma tecnologia escolhida.