Filtrar


Questões por página:
A UML define diversos tipos de relacionamentos no modelo de classe. Um desses tipos pode ser entendido pelo exemplo a seguir. Observe.

• Sejam duas classes, ALFA e BETA.

• Quando BETA herda de ALFA, os atributos e o comportamento de ALFA valem também para BETA.

• Quando for necessário, BETA pode redefinir o comportamento de ALFA.

• Além disso, BETA participa em qualquer relacionamento no qual ALFA participa.

O caso exemplificado é conhecido como relacionamento de

Observe a figura, que mostra uma ferramenta empregada no desenvolvimento orientado a objetos, utilizada na construção do modelo do sistema desde o nível de análise até o de especificação. De todos, é o mais rico em notação.



Essa ferramenta é conhecida como Diagrama de

Observe uma ferramenta empregada no desenvolvimento orientado a objetos, que tem por objetivo auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente e descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.



Tal ferramenta é conhecida como diagrama de casos de

O desenvolvimento de um sistema de software complexo demanda que seus desenvolvedores tenham a possibilidade de examinar e estudar esse sistema a partir de diversas perspectivas. O uso da UML sugere que um sistema pode ser descrito por meio de cinco visões independentes do sistema. Duas dessas visões são detalhadas a seguir. Observe.

I. Descreve o sistema de um ponto de vista externo como um conjunto de interações entre o sistema e os agentes externos do sistema.

II. Enfatiza as características de concorrência e paralelismo, sincronização e desempenho do sistema.

As duas visões detalhadas são conhecidas, respectivamente, por visões de

A UML é uma linguagem de modelagem visual, um conjunto de notações e semântica correspondente para representar visualmente uma ou mais perspectivas de um sistema. Nesse contexto, observe a figura, que mostra os diagramas definidos na UML.



Um dos diagramas constitui um tipo especial de diagrama de estados, em que são representados os estados das tarefas executadas, em vez dos estados de um objeto. Ao contrário dos diagramas de estados que são orientados a eventos, esses diagramas são orientados a fluxos de controle. Esses diagramas denominam-se