Filtrar


Questões por página:
Paciente de 39 anos de idade, sexo feminino, apresenta quadro de edema de membros inferiores há 3 semanas, evoluindo para anasarca. Exame físico: pressão arterial: 125 x 80 mmHg e pulso: 80 bpm; cardiopulmonar: normal; edema simétrico de membros inferiores, abdominal e periorbitário. Exames séricos: hipoalbuminemia, hemograma, ureia e creatinina: normais. Exame de urina: proteinúria 4+/4+; ausência de hematúria ou leucocitúria; lipidúria. O diagnóstico mais provável da glomerulonefrite é
Paciente idoso é admitido no pronto atendimento com quadro de insuficiência renal e apresenta os seguintes exames laboratoriais: ureia = 203 mg/dL, creatinina = 1,48 mg/dL e fração de excreção de sódio < 1%.

Assinale a alternativa que contém a situação clínica que melhor explica esse achado.
A.L.J., sexo masculino,35 anos, refere dor em flanco direito de alta intensidade com irradiação para bolsa escrotal ipsilateral associada a calafrios, febre não aferida, náusea e vômito. Em tomografia computadorizada, evidenciou-se cálculo de 8 mm em estreito do cruzamento da artéria ilíaca à direita. A medida terapêutica de escolha para esse caso é:
A calcifilaxia observada na insuficiência renal crônica caracteriza-se por:
Urologista é chamado para avaliar recém-nascido, parto com 30 semanas de gestação, na segunda semana de vida. Os exames disponíveis evidenciam hidronefrose bilateral moderada, creatinina sérica de 0,7 mg/dL.
O que se pode concluir?