Filtrar


Questões por página:
A infecção do trato urinário (ITU) é a mais comum dentre as infecções bacterianas. Cerca de metade das mulheres terá uma ITU durante a vida, sendo que 30% delas já terão tido pelo menos um episódio de ITU antes dos 24 anos de idade.
Sobre as causas e implicações clínicas relacionadas a este processo infeccioso, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de ITU estão o uso de espermicidas, novo parceiro sexual, mãe com histórico de ITU e antecedente pessoal de ITU durante a infância. II. Em casos selecionados, em que o tratamento da bacteriúria assintomática se faça necessário, o antibiótico a ser prescrito e a duração do tratamento devem ser os mesmos da ITU sintomática. III. Pacientes com pielonefrite aguda não complicada, que estejam em bom estado geral, com sintomatologia controlada e com boa aceitação de medicação por via oral, o tratamento pode ser realizado de forma ambulatorial. IV. Na suspeita de ITU recorrente, em mulheres sem fatores de risco e com menos de 40 anos a investigação de complicações com exames de imagem e/ ou cistoscopia é mandatória.

Assinale a alternativa correta:
Paciente do sexo masculino,62 anos, sem sintomas do trato urinário inferior prévios, apresenta hesitação, esforço miccional, urgência miccional e polaciúria após acidente vascular cerebral isquêmico. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta buscando melhoria em seu quadro clínico.
A varicocele, definida como a dilatação das veias do plexo pampiniforme, está presente em 14% a 16% dos homens, sendo a causa mais comum de infertilidade masculina. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Considerada uma urgência urológica, a parafimose, através do estrangulamento peniano, pode culminar com isquemia distal e, em estágios mais avançados, com necrose do pênis. Em relação a essa condição não traumática, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino,17 anos, comparece ao serviço médico de urgência referindo impossibilidade de urinar após queda sobre corrimão há, aproximadamente,2 horas. Relata que estava andando de skate em um parque, quando ao tentar fazer uma manobra sobre o corrimão de uma escada, perdeu o equilíbrio e colidiu a região perineal com a estrutura. Ao exame físico, apresenta dor no períneo, uretrorragia e edema local. A partir do mecanismo do trauma, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a provável hipótese diagnóstica e o exame subsidiário inicial que deve ser solicitado para confirmação diagnóstica.