Questões de Concurso
Filtrar
1.489 Questões de concurso encontradas
Página 201 de 298
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Um carro comumente significa sucesso, um cigarro, auto-afirmação; as praias oferecem um paraíso perdido, e as roupas de um estilista definem a identidade.
A frase em que se nota emprego de vírgula determinado pelo mesmo motivo que definiu sua presença no segmento destacado acima é:
A frase em que se nota emprego de vírgula determinado pelo mesmo motivo que definiu sua presença no segmento destacado acima é:
mostrar texto associado
Considere as afirmativas abaixo.
1. O sinal de dois-pontos, no primeiro período do Texto 2, precede um aposto e poderia ser substituído por uma vírgula, sem ferir a norma culta da língua portuguesa.
2. Os vocábulos "acréscimo" e "econômico" são acentuados devido à mesma regra de acentuação gráfica.
3. O vocábulo "antitabagista" apresenta o prefixo anti, que sugere oposição, da mesma forma que o prefixo in (ou im), como em "imberbe", sugere negação, carência.
4. Se a oração "Tomemos a campanha antitabagista como exemplo" fosse re-escrita na segunda pessoa do singular, no negativo, sem qualquer outra alteração, ela ficaria corretamente redigida da seguinte forma: "Não toma a campanha antitabagista como exemplo".
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O sinal de dois-pontos, no primeiro período do Texto 2, precede um aposto e poderia ser substituído por uma vírgula, sem ferir a norma culta da língua portuguesa.
2. Os vocábulos "acréscimo" e "econômico" são acentuados devido à mesma regra de acentuação gráfica.
3. O vocábulo "antitabagista" apresenta o prefixo anti, que sugere oposição, da mesma forma que o prefixo in (ou im), como em "imberbe", sugere negação, carência.
4. Se a oração "Tomemos a campanha antitabagista como exemplo" fosse re-escrita na segunda pessoa do singular, no negativo, sem qualquer outra alteração, ela ficaria corretamente redigida da seguinte forma: "Não toma a campanha antitabagista como exemplo".
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
mostrar texto associado
Em relação a possíveis erros gramaticais do texto, analise as assertivas abaixo, assinalando I para as que indicam erros gramaticais, e N para as que não indicam.
( ) A vírgula da linha 10, imediatamente antes da palavra ‘resolverá’.
( ) A conjugação do verbo ‘possuem’ na linha 15.
( ) A colocação pronominal na linha 29, na expressão “fazê-lo”.
( ) A repetição dos artigos na linha 33.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A vírgula da linha 10, imediatamente antes da palavra ‘resolverá’.
( ) A conjugação do verbo ‘possuem’ na linha 15.
( ) A colocação pronominal na linha 29, na expressão “fazê-lo”.
( ) A repetição dos artigos na linha 33.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
mostrar texto associado
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o sinal de pontuação à correta explicação de seu emprego.
Coluna 1
1. Vírgulas da linha 01.
2. Duas primeiras vírgulas da linha 13.
3. Terceira vírgula da linha 13.
4. Dois pontos da linha 31.
5. Aspas da linha 35.
Coluna 2
( ) Separar um aposto.
( ) Separar uma oração intercalada.
( ) Separar uma citação
( ) Separar oração com sujeito diferente do da oração principal.
( ) Separar palavras justapostas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Vírgulas da linha 01.
2. Duas primeiras vírgulas da linha 13.
3. Terceira vírgula da linha 13.
4. Dois pontos da linha 31.
5. Aspas da linha 35.
Coluna 2
( ) Separar um aposto.
( ) Separar uma oração intercalada.
( ) Separar uma citação
( ) Separar oração com sujeito diferente do da oração principal.
( ) Separar palavras justapostas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
mostrar texto associado
Para responder à questão, considere o trecho abaixo retirado do texto.
E acabamos tendo ainda menos tempo para nossos maridos, mulheres, namorados, filhos e pais; justamente as pessoas que têm maior importância em nossas vidas. E mesmo quando conseguimos tempo com eles, estamos sempre com o celular na mão[...]. (l.24-26)
Analise as assertivas abaixo a respeito do fragmento acima.
I. A expressão “as pessoas”, mantendo-se o sentido do fragmento, poderia ser substituída por os.
II. O verbo ‘ter’ não deveria estar grafado com acento circunflexo.
III. A expressão ‘com eles’ poderia ser suprimida, sem provocar alteração no sentido global do fragmento.
IV. As vírgulas da segunda linha do fragmento separam orações justapostas.
Quais estão corretas?
E acabamos tendo ainda menos tempo para nossos maridos, mulheres, namorados, filhos e pais; justamente as pessoas que têm maior importância em nossas vidas. E mesmo quando conseguimos tempo com eles, estamos sempre com o celular na mão[...]. (l.24-26)
Analise as assertivas abaixo a respeito do fragmento acima.
I. A expressão “as pessoas”, mantendo-se o sentido do fragmento, poderia ser substituída por os.
II. O verbo ‘ter’ não deveria estar grafado com acento circunflexo.
III. A expressão ‘com eles’ poderia ser suprimida, sem provocar alteração no sentido global do fragmento.
IV. As vírgulas da segunda linha do fragmento separam orações justapostas.
Quais estão corretas?