Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O uso das reticências em “Não sou daqueles que...” demonstra que o personagem:

Segundo Bechara, a respeito de pontuação, analise as assertivas abaixo:


I. Pode-se entender pontuação de duas maneiras: a primeira abarca não só os sinais de pontuação propriamente ditos, mas o realce e a valorização do texto: título, rubricas, margens, escolha de espaços e de caracteres, entre outros. Na segunda, uma concepção mais restrita, a pontuação é constituída por uns tantos sinais gráficos.

II. Os parênteses ou colchetes denotam interrupção ou incompletude do pensamento (porque se quer deixar em suspenso, porque os fatos se dão com breve espaço de tempo intervalar ou porque o nosso interlocutor nos toma a palavra) ou hesitação em enunciá-lo.

III. O ponto simples final, que é dos sinais o que denota maior pausa, serve para encerrar períodos que terminem por qualquer tipo de oração que não seja a interrogativa direta, a exclamativa e as reticências. É empregado ainda, sem ter relação com a pausa oracional, para acompanhar muitas palavras abreviadas.


Quais estão corretas?

mostrar texto associado

"- Olha aqui, meu amigo..."


As reticências do trecho indicam:

mostrar texto associado
Na fala de Armandinho, “Bom... faz sentido!” (1º quadrinho), as reticências indicam
mostrar texto associado
Na oração “Um veneno mortal que consola e... degrada o homem”, o autor emprega o sinal de pontuação denominado reticências. Nesse caso, esse sinal de pontuação é utilizado pelo autor para indicar: