Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens a seguir.

Sem que haja prejuízo para o sentido original do texto, “Isso” (L.24) pode ser corretamente substituído por o que, desde que se substitua o ponto que antecede esse pronome por ponto e vírgula.
mostrar texto associado
O ponto e vírgula é empregado nas linhas 7 e 8 para isolar elementos de uma enumeração em que um de seus segmentos contém termos isolados por vírgulas.
mostrar texto associado
Com relação à pontuação do texto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Na linha 6, a vírgula imediatamente após o segundo travessão poderia ser retirada sem causar erro gramatical.
II – Após “requinte” (linha 7), o ponto e vírgula poderia ser substituído por travessão sem causar erro gramatical.
III – Acarretaria erro gramatical e mudança de sentidos caso fosse inserida uma vírgula imediatamente após “proteção” (linha 15).
A sequência correta é:
mostrar texto associado
Leia atentamente o trecho a seguir:

“Esse trouxe muitas coisas engraçadas: um mosquetão que trovejava, vomitando fogo certeiro e perverso; roupagens esquisitas de veludo e rendões que o menino nunca aprendeu a vestir; e trouxe mais dois paus encruzados, tristonhos e sinistros, que, dizia o rei branco, eram a chave de uma felicidade muito distante e quase inatingível” (l. 8-10). Assinale a alternativa em que se justifica o uso de ponto-e-vírgula, no período.

Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto abaixo. Em seguida, assinale a opção correta.



( ) Mantém-se a coerência entre os argumentos, mas provoca-se erro gramatical, ao usar o termo “uma grande queda” (ℓ.1) no plural sem o artigo indefinido: grandes quedas.

( ) Provoca-se erro gramatical e, por consequência prejudica-se a coerência textual, ao inserir uma vírgula antes de “praticamente”(ℓ.3) e outra depois de “econômicos”(ℓ.4).

( ) Explicitam-se relações de sentido entre os termos, preservando a coerência e a correção gramatical do texto ao substituir “O efeito”(ℓ.5) por Um dos efeitos dessa redução.

( ) Alteram-se as relações de sentido no período sintático, mas preserva-se a coerência textual e o respeito às regras gramaticais ao retirar o pronome do termo “o que”(ℓ.6).

( ) Preservam-se as relações gramaticais, bem como a coerência textual, ao deslocar “na economia”(ℓ.7) para depois de “promovendo”(ℓ.8), desde que se coloque tal termo entre vírgulas.

A sequência obtida é