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Com base nos fragmentos abaixo, analise o valor semântico do conector MAS (que, além da ideia de oposição, de contraste, pode exprimir restrição, retificação, atenuação ou adição) para assinalar a alternativa CORRETA:
I. “Diante da lei está postado um guarda. Até ele se chega um homem do campo que lhe pede que o deixe entrar na lei. Mas a sentinela lhe diz que nesse momento não e' permitido entrar". (linhas 01 a 04);
II. “O homem reflete e depois pergunta se mais tarde lhe será permitido entrar. É possível", diz o guarda, “mas agora não". (linhas 04 a 06);
III. “O camponês não esperara tais dificuldades; parece-lhe que a lei tem de ser acessível sempre a todos, mas agora que examina com maior atenção o guarda, envolto em seu abrigo de peles, que tem grande nariz pontiagudo e barba longa, delgada e negra à moda dos tártaros, decide que é melhor esperar até que lhe deem permissão para entrar." (linhas 16 a 22);
IV. “O homem, que para realizar aquela viagem teve de se abastecer de muitas coisas, emprega tudo, por mais valioso que seja, para subornar o porteiro. Este aceita tudo, mas diz: “Aceito-o para que não julgues que te descuidaste de alguma coisa". (linhas 31 a 35);
I. “Diante da lei está postado um guarda. Até ele se chega um homem do campo que lhe pede que o deixe entrar na lei. Mas a sentinela lhe diz que nesse momento não e' permitido entrar". (linhas 01 a 04);
II. “O homem reflete e depois pergunta se mais tarde lhe será permitido entrar. É possível", diz o guarda, “mas agora não". (linhas 04 a 06);
III. “O camponês não esperara tais dificuldades; parece-lhe que a lei tem de ser acessível sempre a todos, mas agora que examina com maior atenção o guarda, envolto em seu abrigo de peles, que tem grande nariz pontiagudo e barba longa, delgada e negra à moda dos tártaros, decide que é melhor esperar até que lhe deem permissão para entrar." (linhas 16 a 22);
IV. “O homem, que para realizar aquela viagem teve de se abastecer de muitas coisas, emprega tudo, por mais valioso que seja, para subornar o porteiro. Este aceita tudo, mas diz: “Aceito-o para que não julgues que te descuidaste de alguma coisa". (linhas 31 a 35);
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Relacione as colunas 1 e 2, de acordo com a relação que a conjunção estabelece no período.
Coluna 1 Período
1. Adoram peixes mas não gostam de pescar.
2. Vim cauteloso e não fiz barulho.
3. Gritou, que eu ouvi.
4. À medida que envelheço, vou me desfazendo dos predicativos passageiros.
5. O candidato não apresentou os documentos, portanto não pôde entrar na sala de provas.
Coluna 2 Relação
( ) relação de adição
( ) relação de oposição
( ) relação de proporção
( ) relação de conclusão
( ) relação de explicação ou confirmação
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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Em relação a ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego de “apenas” (l.10) enfatiza a ideia de que é pequena a quantidade de água a ser desviada do rio São Francisco.
O emprego de “apenas” (l.10) enfatiza a ideia de que é pequena a quantidade de água a ser desviada do rio São Francisco.
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Com base nas ideias contidas no texto, julgue os itens que se seguem:
O texto, em seu segundo parágrafo, estabelece uma relação de causa e consequência em que a obtenção do “grau de investimento seguro” constitui uma consequência de o Brasil ter alcançado “condições de honrar o pagamento da dívida pública” e reduzido o seu “risco de calote”.
O texto, em seu segundo parágrafo, estabelece uma relação de causa e consequência em que a obtenção do “grau de investimento seguro” constitui uma consequência de o Brasil ter alcançado “condições de honrar o pagamento da dívida pública” e reduzido o seu “risco de calote”.
Concurso:
Banco do Brasil
Disciplina:
Português
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A palavra Assim articula os dois primeiros períodos do terceiro parágrafo do Texto I.
No contexto, esse conector estabelece uma relação de causa e efeito entre um(a)
No contexto, esse conector estabelece uma relação de causa e efeito entre um(a)