Questões de Concurso
Filtrar
1.040 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 208
Questões por página:
Releia, a seguir, o trecho do texto I e o texto III para responder à questão.
TRECHO DO TEXTO I
“Ao explorar as vidas aparentemente perfeitas que permeiam nossos feeds, é fácil cair na armadilha da comparação. A tirania dos valores ‘exibidos’ nas redes sociais impõe padrões inatingíveis, criando uma ilusão de felicidade que obscurece a realidade complexa e multifacetada da experiência humana.”
TEXTO III

Disponível em: https://www.facebook.com/ oficialbellafalconi/photos/a.327611534043057/1403343 673136499/?type=3. Acesso em: 25 jan.2024.
Sobre os aspectos gramaticais e linguísticos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Considerando as variações linguísticas, a denominada variação situacional se faz presente no texto III e constitui um recurso de persuasão empregado cujo objetivo é aproximar o emissor do receptor.
( ) Considerando sua classificação morfológica, o termo “perfeitas”, no contexto apresentado em cada um dos dois textos, indica uma característica do substantivo a que esse termo se refere, respectivamente.
( ) Considerando a classe gramatical, os conectores destacados no trecho do texto I são conjunções, assim como em “que eu construí pra mim”, no texto III.
Assinale a sequência correta.
Considerando o contexto do excerto a seguir, assinale a única alternativa que NÃO substitui adequadamente o conectivo em destaque:
“Fica permitido o turismo em terras indígenas, organizado pela própria comunidade, sendo admitida a celebração de contratos para a captação de investimentos de terceiros. Por outro lado, fica vedada a qualquer pessoa estranha às comunidades a prática de caça, pesca, extrativismo ou coleta de frutos, salvo se relacionada ao turismo organizado pelos próprios indígenas.”
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Disponível em:
https://www.camara.leg.br/noticias/779075-ccj-
conclui-votacao-de-projeto-sobre-de-
marcacao-deterras-indigenas
Assinale a única alternativa que NÃO substitui a palavra em destaque adequadamente no trecho da música a seguir: “Mas que nada um samba / Como este tão legal / Você não vai querer / Que eu chegue no final [...]”. (“Mas que nada”, por Jorge Ben Jor)
