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Em “apesar do conhecimento por parte das autoridades” (3º parágrafo), a expressão “apesar de” é equivalente a:
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No contexto do terceiro parágrafo, o trecho “devido ao isolamento social e à menor circulação de pessoas na rua” tem valor de:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha
Disciplina:
Português
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No fragmento textual: “O voluntário via uma sequência de letras exibidas em uma tela, e tinha de dizer se cada uma era vogal ou consoante, maiúscula ou minúscula e se estava na cor verde ou vermelha”, as duas orações subordinadas introduzidas pela conjunção SE classificam-se, respectivamente, como:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha
Disciplina:
Português
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Avalie como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações sobre a estruturação do período que forma o sub-título do texto.
( ) O período, formado pelo processo de subordinação, contém duas orações substantivas – uma sob a forma reduzida de infinitivo e outra sob a forma desenvolvida, ambas com função de sujeito. ( ) O uso do verbo ACHAR no infinitivo sinaliza que o sujeito é indeterminado. ( ) Aparáfrase correspondente à oração em que ocorre a partícula SE, com função “apassivadora”, é: “É ilusão achar que a violência política será (ou vai ser) neutralizada eliminando o rival”. ( ) Aoração subordinada adverbial reduzida de gerúndio “[...] eliminando o rival” tem sentido de consequência.
A sequência CORRETA de avaliação é:
( ) O período, formado pelo processo de subordinação, contém duas orações substantivas – uma sob a forma reduzida de infinitivo e outra sob a forma desenvolvida, ambas com função de sujeito. ( ) O uso do verbo ACHAR no infinitivo sinaliza que o sujeito é indeterminado. ( ) Aparáfrase correspondente à oração em que ocorre a partícula SE, com função “apassivadora”, é: “É ilusão achar que a violência política será (ou vai ser) neutralizada eliminando o rival”. ( ) Aoração subordinada adverbial reduzida de gerúndio “[...] eliminando o rival” tem sentido de consequência.
A sequência CORRETA de avaliação é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha
Disciplina:
Português
Os elementos de articulação oracional orientam a construção de sentido do texto, sendo uma importante ferramenta na organização do texto argumentativo. Avalie as proposições que apresentam explicações quanto ao emprego dos elementos de conexão no fragmento da entrevista O RISCO DOS EXTREMOS, extraída de Veja (30/03/22).
Já ouvimos frases como “os seres humanos são irracionais”. Afinal, somos racionais ou irracionais? Somos racionais a respeito das necessidades práticas de nossa vida cotidiana. A maioria das pessoas consegue manter seus trabalhos, se alimentar e educar os filhos. Mas, quando se trata de crenças, digamos, cósmicas, históricas ou políticas, é aí que vemos a irracionalidade entrar em cena. Acreditamos em coisas não porque elas são verdadeiras ou falsas, mas porque elas são moralmente edificantes. Além disso, nós não somos tão racionais quanto poderíamos ou deveríamos ser. A racionalidade tende a se misturar com nosso conhecimento, nossos sensos comuns. Podemos expor áreas da irracionalidade humana se você as desafia com argumentos vindos de dados governamentais, reportagens sérias e estudos científicos.
I- O conector MAS, em sua 1ª ocorrência, viabiliza a inferência de sentido de contraste e de compensação entre as orações: há racionalidade em relação às atividades práticas; enquanto, em compensação, a irracionalidade ganha espaço em relação à tomada de posição em casos que envolvem crenças em diferentes esferas. II- O conector MAS, em sua 2ª ocorrência, estabelece uma relação de coordenação entre duas orações subordinadas causais, expondo-as numa gradação em que a causa considerada mais forte se apresenta por último, em contraponto à primeira. III- Os elementos TÃO ... QUANTO põem em comparação dois estados de coisas: ser racional e não ser racional; e, dada a presença do intensificador na estrutura do período, depreende-se também o sentido de proporção.
É CORRETO o que se afirma em:
Já ouvimos frases como “os seres humanos são irracionais”. Afinal, somos racionais ou irracionais? Somos racionais a respeito das necessidades práticas de nossa vida cotidiana. A maioria das pessoas consegue manter seus trabalhos, se alimentar e educar os filhos. Mas, quando se trata de crenças, digamos, cósmicas, históricas ou políticas, é aí que vemos a irracionalidade entrar em cena. Acreditamos em coisas não porque elas são verdadeiras ou falsas, mas porque elas são moralmente edificantes. Além disso, nós não somos tão racionais quanto poderíamos ou deveríamos ser. A racionalidade tende a se misturar com nosso conhecimento, nossos sensos comuns. Podemos expor áreas da irracionalidade humana se você as desafia com argumentos vindos de dados governamentais, reportagens sérias e estudos científicos.
I- O conector MAS, em sua 1ª ocorrência, viabiliza a inferência de sentido de contraste e de compensação entre as orações: há racionalidade em relação às atividades práticas; enquanto, em compensação, a irracionalidade ganha espaço em relação à tomada de posição em casos que envolvem crenças em diferentes esferas. II- O conector MAS, em sua 2ª ocorrência, estabelece uma relação de coordenação entre duas orações subordinadas causais, expondo-as numa gradação em que a causa considerada mais forte se apresenta por último, em contraponto à primeira. III- Os elementos TÃO ... QUANTO põem em comparação dois estados de coisas: ser racional e não ser racional; e, dada a presença do intensificador na estrutura do período, depreende-se também o sentido de proporção.
É CORRETO o que se afirma em: