Filtrar


Questões por página:
Difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos. Trata-se da definição do serviço de

Conhecer a comunidade junto à qual o centro de informação irá atuar é essencial para o planejamento de produtos e serviços. Segundo Figueiredo (1994) citado por Cunha (2021, p.148), “estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada”. Analise as seguintes afirmações:


I. O planejamento e a realização dessas pesquisas exigem o rigor do método científico, de modo que a coleta de dados resulte em dados e informações confiáveis que possam ser replicadas em outros contextos.


II. O estudo de usuário é um importante instrumento de gestão, para planejamento de processos, produtos e serviços que atendam as demandas informacionais da organização à qual o usuário está vinculado.


III. Os métodos, as técnicas e os modelos utilizados como procedimentos metodológicos nas pesquisas de estudo de usuários da informação, têm sido adequados na sua maior parte para o entendimento das reais necessidades dos usuários, possibilitando identificá-las, mensurá-las e classificá-las.


IV. A necessidade de informação é manifestada pelo comportamento de busca, que deve ser considerado como uma atividade de alguém que não necessariamente esteja influenciado por um ambiente repleto de informação, ou de mensagens, para satisfazer a necessidade percebida.


Está CORRETO o que se afirma em:

Serviço de divulgação contínua regular das informações ou dos materiais recebidos pelas bibliotecas, seja por meio de serviços de alerta, elaboração de boletins informativos, sumários correntes, entre outros, a fim de levar ao conhecimento dos usuários as informações de seu interesse.

Assinale a alternativa que apresenta o nome desse serviço.

Analisar o sistema de circulação de uma biblioteca universitária é um bom método de avaliação e pode ser feito, por exemplo, através da análise do empréstimo. Nos sistemas de circulação informatizados, os dados podem ser reunidos como um subproduto contínuo do funcionamento do sistema. Os registros que representem a totalidade dos empréstimos são processados por meio de programa de computador, a fim de produzir dados sobre distribuição dos assuntos na circulação, identificar os títulos mais utilizados e assim por diante. Esse método avaliativo, antes da chegada da informatização dos serviços, era feito por meio de:
Diante das novas funções do bibliotecário na contemporaneidade, MILANESI (2002) chama atenção para a mudança paradigmática da área, advertindo que este profissional precisa compreender como prioridade não mais a organização em si. O bibliotecário deixa de ser um engenheiro da organização para tornar-se: