Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No último parágrafo, a expressão destacada em “Em outros termos, você continua entrando pelo cano.” cumpre o seguinte efeito linguístico:
Visualizar Questão Comentada

Julgue o item que se segue.


Em contextos formais, as variações linguísticas, como sotaques e usos regionais específicos de termos, devem ser completamente evitadas para manter a uniformidade e a formalidade da comunicação.

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Analise as assertivas a seguir:

I. Uma das questões trazidas no texto é a compreensão do desafio enfrentado pela equipe de produção devido à pandemia de Covid-19 e a necessidade de adaptação para trabalhar remotamente.
II. No texto, podemos identificar uma variação linguística na fala do rapper Emicida, quando ele menciona: "Tinha semana que a gente ficava até meia-noite ou 1h no Zoom discutindo alguma coisa do filme para, no dia seguinte, fazer tudo de novo" (l.18-19).
III. Em "Minha avó, de 80 anos, vai lá pela primeira vez" (l.09-10), temos um intertexto.

Quais estão corretas?
Visualizar Questão Comentada
Em 2016, um médico foi afastado do hospital em que trabalhava depois de publicar uma foto com os dizeres “Não existe peleumonia e nem raôxis”. Os erros foram cometidos naquele dia pelo paciente José Mauro, um mecânico de 42 anos. Ao ouvir o termo “peleumonia”, o médico caiu no riso.
O que é preconceito linguístico? Disponível em: https://medium.com/@niva/o-que-%C3%A9-preconceitolingu%C3%ADstico-9a93c074d523. Acesso em 13 de nov.2024.

Leia atentamente as alternativas a seguir e assinale a que apresenta a melhor análise sobre o fenômeno do preconceito linguístico, considerando seus aspectos sociais, históricos e suas implicações para a comunicação e a construção de identidades no Brasil.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
No texto, o emprego da linguagem denotativa e da variedade padrão justificam-se pela necessidade de se manter a precisão e a clareza do discurso e facilitar a compreensão do leitor.