Filtrar


Questões por página:
Dizer que “não é verdade que Ricardo é rico e José é inteligente” verdade que:

Cinco pessoas, Luiz, Mário, Nilton, Otávio e Pedro trabalham juntos e possuem idades diferentes. Luiz, Otávio e Pedro sabem as idades de todos e fazem as seguintes afirmações:

• Luiz diz que é mais novo que Nilton e mais velho que Otávio.

• Pedro diz que só há uma pessoa mais velha que ele.

• Otávio diz que ele não é o mais novo.

Organizando uma fila com essas pessoas em ordem crescente de idade, ou seja, a primeira é a mais nova e a última a mais velha, pode-se concluir que:

As afirmações a seguir são verdadeiras.
I. Carlos é dentista ou é fisiologista. II. Carlos não é fisiologista ou é psicólogo. III. Carlos é dentista ou é psicólogo. IV. Carlos não é psicólogo.
A partir dessas afirmações, é verdade que Carlos é
Luís disse a Fabrício: - Eu jogo futebol ou você não joga basquete. Fabrício retrucou: - Isso não é verdade. Sabendo que Fabrício falou a verdade, é correto concluir que:

Ao chegar à sala de aula, uma professora encontrou quebrada sua mesa e questionou aos cinco alunos presentes – Álvaro, Arthur, Alberto, Armando e Antônio – acerca de quem era o responsável pelo fato. Cada um respondeu:


Álvaro: “Sou inocente”.

Arthur: “Alberto é o culpado”.

Alberto: “Antônio é o culpado”.

Armando: “Álvaro disse a verdade”.

Antônio: “Arthur mentiu”.


Sabe‐se que Arthur é inocente e apenas um dos alunos é o culpado pela quebra da mesa. Além disso, apenas um deles mentiu e todos os demais disseram a verdade. Logo, pode‐se concluir que o culpado é