Filtrar


Questões por página:

Leia o texto abaixo:


“Turista é atacado por tubarão em Noronha. Vítima teve ferimentos leves e escapou, dando socos no animal.


Às vésperas do réveillon, um novo ataque de tubarão foi confirmado em Fernando de Noronha. Um turista de São Paulo estava se banhando na Praia do Leão, quando houve o ataque. Ao ICM Bio, a vítima contou que percebeu que tinha um animal mordendo sua perna, reagiu com socos, e o tubarão fugiu. A região onde ocorreu o incidente é muito frequentada pelos tubarões da espécie limão. "Eu acredito que foi um caso clássico de erro de identificação, quando o tubarão confunde o humano com uma presa natural, o que geralmente ocorre na região turva da arrebentação, quando o animal não tem condições de identificar visualmente a pessoa, disse Leo Veras. O Instituto recomenda que não se entre desacompanhado no mar, evitar estar na água com objetos brilhantes, não tentar tocar, perseguir e levar iscas para atrair espécies da vida marinha; evitar estar dentro do mar nas zonas de arrebentação das onda do mar e evitar o banho de mar na madrugada, início da manhã e no entardecer.

Adaptado de: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/12/30/interna_vidaurbana,682352/turista-e-atacado-por-tubarao-em-noronha.shtml


Sobre o tubarão e seu comportamento, analise as afirmativas a seguir:

I. O tubarão limão, espécie citada no acidente, habita os mares do Nordeste do país. É um peixe cartilaginoso ou Condrictes, do grupo dos Elasmobranchii, ou seja, com fendas branquiais não protegidas pelo opérculo e corpo recoberto por escamas denominadas placoides.

II. Os tubarões têm olfato pouco desenvolvido e percebem os odores por meio de células quimiorreceptoras localizadas em suas narinas, que são estruturas em fundo cego.

III. Os tubarões podem detectar a corrente elétrica gerada pela atividade muscular da presa por meio de eletrorreceptores, denominados de ampolas de Lorenzini, poros e tubos cheios de muco, que comunicam as células sensoriais com a água.

IV. A percepção de vibrações na água ocorre por meio de mecanorreceptores, localizados ao longo da linha lateral, que percorre longitudinalmente os dois lados do corpo do animal. Essa linha é constituída por poros e tubos superficiais, que se comunicam com a água e percebem as vibrações na água, transmitindo-as para as células nervosas.

V. Suas escamas se assemelham às escamas dos peixes ósseos, são de origem dérmica, com uma estrutura semelhante a um dente. Cada escama é formada por um espinho voltado para a região posterior do corpo e uma placa basal situada na derme. A forma e a disposição das escamas auxiliam no aumento da turbulência da água ao redor do animal e na eficiência do seu nado.


Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

Como visto em todos os vertebrados, o sistema circulatório humano é do tipo fechado. O sangue circula continuamente dentro de vasos sanguíneos, e executa o seguinte trajeto:

No dia 18 de outubro de 2013, um grupo de ativistas entrou nos laboratórios do Instituto Royal, em São Roque-SP, e retirou de lá 178 cães da raça Beagle utilizados em pesquisas diversas sobre fármacos de doenças graves. Apesar das alegações dos ativistas, nenhuma evidência de que os animais sofriam maus tratos foi constatada.

Com base no texto acima, marque a alternativa verdadeira:

Observe os seguintes gráficos a respeito da alteração da temperatura do meio ambiente de dois vertebrados.

Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise dos gráficos, é CORRETO concluir:

mostrar texto associado

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.


O muçuã avistado por Pedro é uma espécie de animal de pequeno porte, com hábitos preferencialmente carnívoros, pertencente ao grupo dos quelônios, cujos representantes apresentam, em sua estrutura anatômica, uma armadura óssea ou carapaça, que confere ao corpo proteção contra choques mecânicos e ataques de predadores.