Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A transmissão da dengue ocorre pela picada do mosquito vetor, que transfere para o hospedeiro o helminto causador dessa doença.

Jovem erra, aplica vacina contra raiva em si e não acha antídoto no DF

Ela se autoaplicou uma injeção no momento em que aplicava a vacina de raiva

em um cachorro

[...] Sem querer, ela se autoaplicou uma injeção no momento em que manejava a vacina em um cachorro. Depois do engano, ela procurou a rede pública de saúde para fazer o tratamento, mas a vacina antirrábica para uso humano está em falta na rede pública de saúde. O detalhe é que ela precisa iniciar o medicamento em no máximo 24 horas.

Disponível em: < http://w w w .correiobraziliense.com .br/ app/noticia/cidades/2016/09/11/interna_cidadesdf,548128/mulher-erra-aplica-vacina-contra-raiva-em-si-e-nao-acha-antídoto-no-d.shtml>. Acesso em 24 set.2016


A raiva é uma doença fatal que ataca o sistema nervoso. O vírus se multiplica, inicialmente, em células musculares e do tecido conjuntivo, em que permanece por dias ou meses. Posteriormente, chega aos nervos periféricos e atinge o sistema nervoso central, onde causa encefalite.


A raiva é causada por um:

Certas bactérias, para se defenderem do ataque de vírus, produzem enzimas especiais conhecidas como enzimas de restrição. Elas agem:

A diversidade da vida no planeta é, ainda, agrupada em cinco grandes reinos, sendo que já existem diversas propostas para uma reorganização, com a criação de novos reinos, para abrigar seres cujas características, em uma análise mais apurada, não se encaixam em determinado reino atual. Temos ainda um grupo que, mesmo nessa classificação de cinco reinos, não se encaixa em nenhum deles. São os Vírus. A respeito deles, analise as afirmações a seguir.


I. São seres acelulares, isto é, são desprovidos de organização celular.

II. São parasitas intracelulares obrigatórios, pois não têm metabolismo próprio.

III. A estrutura básica de um vírus consiste de uma cápsula protéica, contendo o material genético.


Assinale a alternativa CORRETA:

Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucleicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.

Alguns vírus atacam e destroem bactérias e por isso receberam o nome de bacteriófagos ou simplesmente fagos.

Com relação a esses vírus, afirma-se que