Filtrar


Questões por página:
Considere as seguintes afirmações a respeito de VLANs.
I. Uma VLAN define um domínio de broadcast diferente para cada estação pertencente a esta VLAN; e uma interface não pode pertencer, simultaneamente, a mais de uma VLAN.

II. A configuração de uma VLAN é composta por um endereço de VLAN e de uma máscara de VLAN; e um trunk define uma VLAN com endereço especial, acima de 255, que pode agregar várias VLANs.

III. Quando uma estação configurada em uma VLAN necessita se comunicar com uma estação configurada em outra VLAN, é necessária uma função de roteamento para interligar as VLANs.
Quais estão corretas?
VLANs são organizações de rede logicamente independentes construídas por meio dos recursos da camada 2 do modelo OSI. Atualmente, para a construção de VLANs é vastamente utilizado o protocolo IEEE 802.1q que acrescenta, no frame original Ethernet, um campo com comprimento, em bits, de
Questão Anulada
Em uma VLAN,
Um administrador de rede de dados inseriu um switch de camada 3 entre dois roteadores ligados diretamente com a Internet e isolou as portas dos roteadores em duas VLANs distintas no respectivo switch. Considerando que, após esse procedimento, os endereços IPs dos roteadores em suas respectivas VLANs passaram a ser diferentes, julgue o item abaixo.

Se o switch for capaz de fazer roteamento entre as VLANs, ele permitirá a propagação dos endereços MAC das interfaces dos dois roteadores entre as respectivas VLANs criadas, em redes diferentes.
Luiza trabalha como Analista de Infraestrutura no TRF da 3a Região e está diante da seguinte situação:

Existe no Tribunal uma LAN comutada, na qual 10 estações de trabalho estão agrupadas em 3 LANs que são conectadas por um switch. Quatro funcionários trabalham juntos formando o 1o grupo, três outros funcionários trabalham como um 2o grupo e três outros formam o 3o grupo. A LAN é configurada para permitir este arranjo. Mas os projetos conduzidos pelos três grupos necessitam que funcionários de um grupo sejam alocados temporariamente em outro grupo para acelerar um projeto. Isso faz com que um técnico de redes tenha que refazer a fiação cada vez que um novo arranjo na rede se faz necessário. Este problema está causando transtornos porque, em uma LAN comutada, mudanças no grupo de trabalho implicam em mudanças físicas na configuração da rede.

Luiza, então, solucionou corretamente o problema da seguinte forma: