TEXTO 2 - Manual de princípios éticos para sites de medicina e  saúde na internet
A veiculação de informações,  a oferta de serviços e a venda de  produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a  saúde mas também podem causar danos aos internautas,   usuários e consumidores.  
O CREMESP define a seguir princípios éticos norteadores de uma  política de autorregulamentação e critérios de conduta dos sites  de saúde e medicina na Internet.  
1) TRANSPARÊNCIA  
Deve ser transparente e pública toda informação que possa  interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no  consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com  conteúdo de saúde e medicina. Deve estar claro o propósito do  site: se é apenas educativo ou se tem fins comerciais na venda de  espaço publicitário,  produtos,  serviços,  atenção médica  personalizada,  assessoria ou aconselhamento. É obrigatória a  apresentação dos nomes do responsável,  mantenedor e  patrocinadores diretos ou indiretos do site.  
2) HONESTIDADE  
Muitos sites de saúde estão a serviço exclusivamente dos  patrocinadores,  geralmente empresas de produtos e  equipamentos médicos,  além da indústria farmacêutica que,  em  alguns casos,  interferem no conteúdo e na linha editorial,  pois  estão interessados em vender seus produtos.  
A verdade deve ser apresentada sem que haja interesses  ocultos. Deve estar claro quando o conteúdo educativo ou  científico divulgado (afirmações sobre a eficácia,  efeitos,   impactos ou benefícios de produtos ou serviços de saúde) tiver  o objetivo de publicidade,  promoção e venda,  conforme  Resolução CFM N º 1.595/2000.  
3) QUALIDADE  
A informação de saúde apresentada na Internet deve ser exata,   atualizada,  de fácil entendimento,  em linguagem objetiva e  cientificamente fundamentada. Da mesma forma produtos e  serviços devem ser apresentados e descritos com exatidão e  clareza. Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados  por profissionais qualificados,  com base em estudos,  pesquisas,   protocolos,  consensos e prática clínica.  
Os sites com objetivo educativo ou científico devem garantir a  autonomia e independência de sua política editorial e de suas  práticas,  sem vínculo ou interferência de eventuais  patrocinadores.  
Deve estar visível a data da publicação ou da revisão da  informação,  para que o usuário tenha certeza da atualidade do  site. Os sites devem citar todas as fontes utilizadas para as  informações,  critério de seleção de conteúdo e política editorial  do site,  com destaque para nome e contato com os responsáveis. 
           
          “Muitos sites de saúde estão a serviço exclusivamente dos  patrocinadores,  geralmente empresas de produtos e  equipamentos médicos,  além da indústria farmacêutica que,  em  alguns casos,  interferem no conteúdo e na linha editorial,  pois  estão interessados em vender seus produtos”.