Concurso:
                MPE-MA
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      Um dono de uma fábrica de brinquedos solicitou que seus engenheiros criassem um mesmo controle remoto para os brinquedos avião,  carro e barco. A única restrição era que cada brinquedo atendesse aos comandos específicos definidos pelo controle. O controle remoto teria vários botões,  sendo que todos eles seriam úteis para todos os brinquedos. Por exemplo,  quando o usuário apertasse o botão mover,  o controle enviaria o sinal MOVER para todos os brinquedos que estivessem em um raio de 2 metros. Desta forma,  quando o brinquedo recebesse o sinal MOVER,  ele se moveria de acordo com a sua função. Para o avião,  mover significa VOAR,  para o barco significa NAVEGAR e,  para o automóvel,  significa CORRER. Observe que os brinquedos respondem ao mesmo sinal de formas diferentes. 
Na programação orientada a objetos, este exemplo ilustra um caso de
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Na programação orientada a objetos, este exemplo ilustra um caso de