mostrar texto associado
Com respeito a mercados caracterizados por informação assimétrica, considere:
I. Uma companhia seguradora deve preocupar-se com a possibilidade de um comprador de uma apólice de seguro de vida ser portador de doença grave. Este é um exemplo clássico de risco moral (moral hazard).
II. No mercado de automóveis usados, em que é nítida a assimetria de informação a respeito da qualidade dos veículos à venda, o problema da seleção adversa será diminuído se o vendedor aceitar o carro de volta caso o comprador não fique satisfeito com o desempenho do mesmo em um prazo de seis meses.
III. As exigências que uma empresa faz quanto ao nível mínimo de educação profissional dos candidatos a um emprego é uma forma de sinalização que ajuda a contornar o problema da informação assimétrica no mercado de trabalho.
IV. A presença de informações assimétricas nos mercados impõe custos privados aos agentes, porém não provoca desvios de eficiência em relação aos mercados competitivos.
Está correto o que se afirma APENAS em