O Assistente Social está presente na área da Educação desde a  década de 1930,  mas é somente a partir dos anos 80 que se  evidencia sua inserção nessa área. Este fato se deve a tendências  que começam a ser observadas no campo das políticas sociais,   tais como 
I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade.
II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal.
III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade.
II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal.
III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes.
Assinale: