Depois de viver a infância e a adolescência nas ruas e em abrigos — sem ter garantido o seu direito à educação, a uma qualificação profissional e, consequentemente, a um emprego ao atingir a maioridade —, ao construir uma família, o rapaz diz o seguinte:
“A maior dificuldade que estou tendo é manter minha filha. Na rua, se eu não fizesse algo por mim mesmo ninguém ia cobrar nada, e agora se eu falar como pai, mesmo que ninguém me cobre, eu me cobro. Fico pensando: falhei como pai? aí vem um sentimento de menosprezo por mim mesmo, sinto-me incapaz e isso é muito ruim”.
Oliveira apud Mioto, Regina Célia. Ações sócioeducativas em programas de
transferência de renda. In: Wanderley M. B., Oliveira, IID. M Castanho
(Orgs). Trabalho com Famílias. São Paulo, IEE – PUC – ST, 2004.
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Atualmente, há consenso, entre os estudiosos do assunto, de que as transformações da família ocorrem, principalmente, no âmbito das expectativas sociais sobre suas tarefas e obrigações.