Atenção: Para responder a questão, considere que o gerente de uma empresa comercial adotou o modelo linear simples Vi = α + βgi + εi para analisar a relação entre o volume de vendas anual (V), em unidades monetárias (u.m.), em função do gasto anual com promoções de vendas (g), também em u.m. Os parâmetros α e β são desconhecidos, i corresponde à i-ésima observação anual e εi é o erro aleatório com as respectivas hipóteses para a regressão linear simples. Com base em 10 pares de observações anuais (gi, Vi ), i = 1,2,3, ...,10, e com a utilização do método dos mínimos quadrados foram encontradas as estimativas de α e β.
Para testar a existência da regressão, ao nível de significância α, optou-se pelo teste t de Student, com a formulação das hipóteses: H₀: β = 0 (hipótese nula) contra H1: β ≠ 0 (hipótese alternativa). A estatística tc (t calculado), utilizada para a conclusão do teste, apresentou então um valor igual a