Pesquisa divulgada no Rio de Janeiro, em 2008, atestava: 63% dos afro-brasileiros são contra a segregação de direitos raciais. Política racial, mesmo de boa-fé, é terapia estatal para uma doença inexistente: não temos identidade racial.
A questão em julgamento não são as políticas públicas de inclusão de afro-brasileiros nas universidades públicas, o que poderá ser contemplado pelo critério de cotas sociais ampliando as oportunidades aos mais pobres, dos quais 70% são pretos e pardos. O que se disputa é a possibilidade de segregação de direitos raciais pelo Estado. Os defensores falam em diversidade racial. Nós contrapomos o império do pensamento da diversidade humana. A diversidade racial significa o Estado conferindo validade à tese racista da classificação racial, que nós repudiamos.
O que está sob julgamento é se a Carta Cidadã permite a discriminação estatal com base em direitos raciais segregados. É disso que tratamos nesse julgamento histórico e cuja deliberação influenciará a harmonia social de futuras gerações. Ortega y Gasset, o filósofo espanhol, nos diz da responsabilidade da atual geração entregar à futura um ambiente social melhor do que aquele recebido. A nossa geração recebeu uma sociedade sem direitos e sem ódios raciais. Como vamos entregá-la?
Disponível em: <https://www.estadao.com.br/roldao-arruda/cotas-raciais-contra-e-a-favor/>. Acesso em: 21 mar.2023.

A respeito do texto, dadas as afirmativas,
I. O tema é potencialmente polêmico, já que suscita opiniões divergentes e os possíveis leitores tenderão a concordar com as ideias que são apresentadas. II. No texto, o princípio de cotas raciais é entendido como um princípio de segregação e desigualdade entre os cidadãos. III. A expressão “identidade racial” em: “Política racial, mesmo de boa-fé, é terapia estatal para uma doença inexistente: não temos identidade racial.”, adquire conotação claramente negativa do ponto de vista da argumentação. IV. No texto, a palavra “cotas” destaca-se na importância argumentativa, ou seja, está no centro da argumentação.

verifica-se que está/ão correta/s